Campanha `O que você tem a ver com a corrupção?´ chega aos alunos do Cursinho Pré-Vestibular da UFSC

Fotos: MPSC
Com assinatura do termo de cooperação, a UFSC se compromete a divulgar a campanha em todos os materiais didáticos, camisetas, jornal mensal da instituição e materiais de divulgação aos jovens e adultos atendidos pelo Cursinho – projeto de inclusão social que tem como objetivo atender alunos oriundos de escolas públicas com carência socioeconômica. A UFSC se propõe, ainda, a realizar debates e palestras nas unidades do projeto. O MPSC repassará à UFSC informações, dados e demais subsídios para fomentar a campanha, e colaborará na execução das ações propostas.
O convênio foi assinado em reunião pelo Procurador-Geral de Justiça Gercino Gerson Gomes Neto, pelo Reitor da UFSC, Alvaro Toubes Prata, e pelos Promotores de Justiça Mauro Canto da Silva, Coordenador Estadual da Campanha em exercício, e Leonardo Henrique Marques Lehmann, Assessor da Procuradoria-Geral de Justiça.
Na reunião, o Procurador-Geral de Justiça destacou que a campanha tornou-se um movimento nacional, presente em todos os Estados brasileiros. “Vivemos hoje um momento importante no Brasil: existe uma reação dos poderes constituídos que demonstra que a sociedade brasileira deu um basta à corrupção”, complementou Gercino, que ressaltou a importância da participação da UFSC para levar a mensagem da campanha a todo o Estado.
O reitor da UFSC, por sua vez, disse que a Universidade considera a corrupção um germe, de raízes culturais e históricas. “A campanha vai ao encontro da visão da Universidade, que é relembrar e reafirmar a importância de uma vida virtuosa, pautada pela moral e a ética”, finalizou Prata.
Também participaram da reunião o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Estadual Gelson Merisio; o Sub-Procurador Geral do Estado, representando o Governo do Estado, Luiz Carlos Ely Filho; o Presidente da Associação Catarinense dos Magistrados, Paulo Brusque; o representante da OAB Adriano Tavares da Silva; o Chefe de Gabinete Paulo Roberto Freitas Júnior, representando o Presidente da Câmara Municipal de Florianópolis; o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional da Ordem Tributária do MPSC, Promotor de Justiça Rafael de Moraes Lima; e Otávio Auler, Coordenador do Cursinho.
Sobre a campanha
A campanha `O que você tem a ver com a corrupção?´ , foi iniciada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em 2004, em Chapecó, para atingir principalmente as crianças e adolescentes, mas acabou sensibilizando as diferentes camadas da população. Hoje é nacionalmente conduzida pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP).
O projeto tem caráter educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Em dezembro de 2008, recebeu o Prêmio UNODC 2008, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – Brasil e Cone Sul na categoria Mobilização Social, por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.