Bom público e descontração no Círculo de Leitura

26/03/2010 11:51

Foi muito concorrida a primeira edição de 2010 do Círculo de Leitura, realizada quinta-feira, dia 25, na Sala Harry Laus da Biblioteca Universitária da UFSC. Convidado para falar de seus livros, filmes e leituras prediletas, o escritor Tabajara Ruas interagiu com um público participativo, mais eclético que em outras edições, curioso para conhecer a fundo o trabalho do autor das obras “Varões assinalados”, “Perseguição e cerco a Juvêncio Gutierrez”, “O amor de Pedro por João”, “Região submersa” e “Netto perde sua alma”, além de filmes como “O dia em que Dorival encarou a guarda” (1987), de Jorge Furtado e José Pedro Goulart, e “Anahy de las Missiones” (1997), de Sérgio Silva.

Tabajara Ruas vive entre Florianópolis e Porto Alegre e participou também de filmes feitos em Santa Catarina, como “Manhã”, de Zeca Pires e Norberto Depizzolatti, e “Oeste”, de Chico Faganello. Nascido em Uruguaiana (RS), entre 2002 e 2003 ele foi consultor especial da Rede Globo para a produção da minissérie “A casa das sete mulheres”.

Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Brüggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

Fotos: Maria Luiza Gil/bolsista de Jornalismo na Agecom