4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação discutirá o futuro sustentável
Com o tema “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) será realizada entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília. A coordenação é do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
O evento pretende debater a construção da cultura científica, as responsabilidades e ações sociais de orgãos privados e públicos, sustentabilidade e outros temas referentes ao tema. Representantes do poder público e de entidades e organizações da sociedade civil participarão do evento, que terá, até meados de abril, cinco conferências regionais (CO, N, NE, S, SE) que ajudarão a mobilizar e levantar as principais questões e aspectos a serem abordados no evento nacional.
“A 4ª Conferência se propõe a agregar a sustentabilidade às discussões anteriores preocupando-se, ao mesmo tempo, com as estratégias que possibilitem alcançar a estabilidade necessária às ações em ciência, tecnologia e inovação, por meio de uma política reconhecida como de Estado, e não apenas de governo”, relata o documento de referência.
A programação da conferência será norteada de acordo com as linhas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010: “Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, “Inovação na Sociedade e nas Empresas”, “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas” e “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social”.
Sob a ótica da sustentabilidade, a conferência tratará de amplo leque de temas, a serem definidos por essas subcomissões e grupos de trabalho constituídos com a participação das comunidades científica e tecnológica, acadêmica, empresarial e governamental, bem como do terceiro setor.
De acordo com os organizadores, esses comitês buscam identificar não apenas os temas mais relevantes, mas também estudos já realizados e especialistas que possam desenvolvê-los e aprofundá-los.
Um dos principais desafios da conferência, segundo os organizadores, será a sua divulgação para o grande público, não apenas nos meios especializados, mas especialmente na grande imprensa.
Mais informações pelo endereço www.cgee.org.br/cncti4.