Universidade Federal da Fronteira Sul homenageia dez calouros com melhor classificação

19/02/2010 13:04

“Vivemos um momento histórico, momento em que completamos os três segmentos da instituição, agora com os alunos, razão de ser de uma universidade”, declarou o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Dilvo Ristoff, durante a cerimônia de homenagem aos dez primeiros colocados no processo seletivo da instituição. Na oportunidade também foi liberado o listão com o nome dos aprovados. A cerimônia aconteceu no Auditório da Reitoria, às 10h desta sexta-feira.

Quatro dos dez primeiros candidatos compareceram à cerimônia: Carlos Andrei Carniel, de Serra Alta, calouro de Ciências da Computação; Yusanã Mignoni, de Chapecó, aprovado em Letras – Português/Espanhol; Mariana Sefrin, de Xanxerê, que ingressa no curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; e Rafaela Mosqueta Sampaio, também de Xanxerê, caloura de Enfermagem. Eles foram diplomados e receberam um kit com boné e camiseta da UFFS.

O processo seletivo da UFFS usou como critério para ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e descartou o vestibular tradicional e os programas de ações afirmativas. Conforme Ristoff, uma forma de valorizar a formação em escola pública e garantir a construção de uma universidade com forte caráter popular, que permita a presença de todos. Ristoff destacou em números o ingresso dos alunos de escolas públicas: 87,7% em Chapecó; 92% em Erechim; 96,7% em Cerro Largo; 91,7% em Realeza e 93,9% Laranjeiras do Sul.

A mesa do cerimonial contou com as presenças de Dilvo Ristoff, do reitor e vice-reitor da UFSC, Alvaro Prata e Carlos Alberto Justo da Silva, e do presidente da Coperve, Júlio Szeremetta. Prata destacou as palavras de Ristoff: “Dilvo falou que a universidade ainda precisa de coisas, mas sabiamente sublinhou que está completa, porque a universidade se faz com pessoas”. O reitor da UFSC ressaltou ainda a conquista de, em menos de um ano, materializar uma instituição que se faz presente em cinco regiões, ocupando cerca de cinco milhões de metros quadrados, movimentado regiões, estados e o país”.

Mais informações: (48)3721-6646 / www.uffs.edu.br

Por Mara Cloraci / Jornalista da Agecom