Universidade Federal da Fronteira Sul homenageia dez calouros com melhor classificação
“Vivemos um momento histórico, momento em que completamos os três segmentos da instituição, agora com os alunos, razão de ser de uma universidade”, declarou o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Dilvo Ristoff, durante a cerimônia de homenagem aos dez primeiros colocados no processo seletivo da instituição. Na oportunidade também foi liberado o listão com o nome dos aprovados. A cerimônia aconteceu no Auditório da Reitoria, às 10h desta sexta-feira.
Quatro dos dez primeiros candidatos compareceram à cerimônia: Carlos Andrei Carniel, de Serra Alta, calouro de Ciências da Computação; Yusanã Mignoni, de Chapecó, aprovado em Letras – Português/Espanhol; Mariana Sefrin, de Xanxerê, que ingressa no curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; e Rafaela Mosqueta Sampaio, também de Xanxerê, caloura de Enfermagem. Eles foram diplomados e receberam um kit com boné e camiseta da UFFS.
O processo seletivo da UFFS usou como critério para ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e descartou o vestibular tradicional e os programas de ações afirmativas. Conforme Ristoff, uma forma de valorizar a formação em escola pública e garantir a construção de uma universidade com forte caráter popular, que permita a presença de todos. Ristoff destacou em números o ingresso dos alunos de escolas públicas: 87,7% em Chapecó; 92% em Erechim; 96,7% em Cerro Largo; 91,7% em Realeza e 93,9% Laranjeiras do Sul.
A mesa do cerimonial contou com as presenças de Dilvo Ristoff, do reitor e vice-reitor da UFSC, Alvaro Prata e Carlos Alberto Justo da Silva, e do presidente da Coperve, Júlio Szeremetta. Prata destacou as palavras de Ristoff: “Dilvo falou que a universidade ainda precisa de coisas, mas sabiamente sublinhou que está completa, porque a universidade se faz com pessoas”. O reitor da UFSC ressaltou ainda a conquista de, em menos de um ano, materializar uma instituição que se faz presente em cinco regiões, ocupando cerca de cinco milhões de metros quadrados, movimentado regiões, estados e o país”.
Mais informações: (48)3721-6646 / www.uffs.edu.br
Por Mara Cloraci / Jornalista da Agecom