Taça UFSC 50 anos fica com o Joinville Esporte Clube

22/02/2010 14:03

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom

O futebol é o esporte nacional por excelência, palco de grandes catarses no público torcedor. Característica que a UFSC considerou ao inserir a criação da Taça UFSC 50 anos entre as atividades de comemoração de seu cinquentenário. A distinção, que inclui troféus e medalhas, foi entregue aos vencedores do primeiro turno do Campeonato Catarinense de Futebol 2010. O jogo decisivo aconteceu na Arena Multiuso de Joinville, maior estádio de futebol do Estado, neste domingo, dia 21, reunindo os finalistas Joinville Esporte Clube, time local, e o Avaí Futebol Clube, de Florianópolis. O empate por 1×1 garantiu ao time de Joinville, dono da maior pontuação na primeira fase, a conquista da taça.

O Reitor da UFSC, Alvaro Prata, o diretor geral do campus de Joinville, Acires Dias, o diretor do Centro de Cultura e Eventos da Universidade, Luiz Roberto Barbosa, o governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, o prefeito de Joinville, Carlito Merss, e o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, realizaram a entrega ao final do jogo. Prata destacou a importância do momento para a UFSC, como forma de divulgação e pela integração entre a instituição e o Estado.

Para Acires Dias, a entrega da distinção ao time local significou uma aproximação mais intensa entre a comunidade e o campi da UFSC, inaugurado no ano passado em Joinville. A taça destaca o brasão e os princípios da Universidade, assim como os princípios e valores do esporte. Utiliza a chama como símbolo de movimento, luz e conhecimento, e os louros para representar a glória e a vitória. Foi desenvolvida pelos alunos Bianca Schmidt, Valéria Rosa e Fernanda Olinto, do curso de Design de Produto da UFSC, e por Thales Eduardo Macedo e Lucas José, do curso de Design de Produto. Eles foram orientados pelos professores Cristina Colombo Nunes, Mônica Stein, Monica Ronneberg da Silva e Milton Luiz Horn Vieira, e também pelo diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Luiz Roberto Barbosa.

Por Mara Paiva / Jornalista da Agecom