Pesquisa coordenada pela UFSC revela investimentos governamentais no setor produtivo em três regiões brasileiras

22/02/2010 17:59

Uma pesquisa inédita coordenada pela UFSC revela o perfil dos investimentos governamentais no setor produtivo das regiões sul, sudeste e centro-oeste. O estudo realizado em 2009 envolveu nove instituições de ensino do país, mobilizando setenta pesquisadores para diagnosticar os investimentos públicos na produção regional.

Com financiamento do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES), em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas (FEPESE), o estudo foi realizado para mapear as ações políticas dos governos estaduais e federal nos setores produtivos das três regiões brasileiras.

Os resultados da pesquisa serão apresentados dias 25 e 26, em seminário nacional no auditório do Centro Sócio-Econômico, com o tema ´Mapeamento das políticas para arranjos produtivos locais no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil`.

O evento tem o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa, tendo como tema as políticas para apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) realizadas pelos governos nas macro regiões pesquisadas. Foram levantados os focos, os instrumentos e o alcance das políticas voltadas para o desenvolvimento regional, produtivo e tecnológico.

Segundo o professor Renato Ramos Campos, do Departamento de Ciências Econômicas da UFSC, coordenador nacional da pesquisa, o estudo inédito servirá como um diagnóstico das políticas públicas setoriais, com a avaliação crítica das ações governamentais para propor diretrizes para o desenvolvimento de alguns setores produtivos.

Para o estado de Santa Catarina, o pesquisador destaca ações coletivas voltadas para o fortalecimento das indústrias de software, têxtil, móveis e empreendimentos turísticos.

A pesquisa é resultado de um convênio de cooperação técnica entre a UFSC, UFPR, Unisinos, Unicamp, UFU, UFF, UFES, UCDB E UCG, com um custo aproximado de um milhão e trezentos mil reais.

A programação que estará diponível no site www.redesist.ie.ufrj.br.

Mais informações com o professor Renato Ramos Campos, do Departamento de Ciências Econômicas, telefones (48) 3721-6681, 9981-4622, 9163-0260.

Por Paulo Liedtke/Agecom