NDI busca soluções para reiniciar atividades docentes

23/02/2010 10:25

Com dificuldades para dar início às atividades docentes de 2010, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) realiza uma reunião ampliada às 15h30 desta terça-feira, dia 23, no auditório da Reitoria da UFSC. Vão participar familiares das crianças e representantes da Administração Central, Diretório Central de Estudantes (DCE) e sindicatos dos trabalhadores técnico-administrativos (Sintufsc) e docentes (Apufsc). O encontro vai ser coordenado pela diretora do NDI, Regiane Parisi Freitas.

A principal dificuldade é a carência de pessoal para executar as atividades. Por isso, a direção pleiteia a contratação imediata de 12 professores substitutos para viabilizar o atendimento aos 24 grupos de crianças existentes, além de lavadeira e merendeiras ou cozinheiras. Professores e técnicos do NDI propõem a realização de concurso público para cobrir a defasagem provocada pela expansão da faixa etária atendida, as aposentadorias compulsórias, os afastamentos e a ocupação de cargos administrativos pelos membros da equipe.

Em carta aberta distribuída à comunidade universitária no começo de fevereiro, os profissionais do NDI diziam que as condições de funcionamento da unidade vêm se agravando nos últimos anos. As conquistas obtidas nas três décadas de existência do núcleo – que o transformaram de creche em “espaço de formação que produz e socializa conhecimentos” – foram se perdendo, fragilizando o reconhecimento conquistado, inclusive em nível nacional, como referência na área da educação infantil.

A carta também pede a adequação do calendário do Programa de Bolsa Permanência e da Bolsa de Estágio às necessidades do NDI, referente aos acadêmicos ali alocados, e ainda a manutenção, regularização e reconhecimento legal das duas coordenações pedagógicas e da coordenação de saúde do núcleo.

Mais informações podem ser obtidas com a diretora do NDI, Regiane Parisi Freitas, pelo fone (48) 3721-9906.