Está no prelo o livro que conta a história da tecnologia em Florianópolis
De autoria do diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), jornalista Mario Xavier, “Polo Tecnológico de Florianópolis: origem e desenvolvimento” está na fase final de produção. Com o selo da Insular, aos cuidados do editor Nelson Rolim e do diretor de arte Alexandre Oliveira, a obra resgata, em 176 páginas e quatro cores, a evolução de um dos polos de tecnologia de ponta com maior reconhecimento no país e cujo braço produtivo e industrial teve início em 1986, com a criação da primeira incubadora e do primeiro condomínio de informática na rua Lauro Linhares, no bairro Trindade, na Ilha de Santa Catarina.
“Quando esse esforço empreendedor foi deflagrado poucos o levaram a sério. Hoje são milhares de empregos diretos, altamente qualificados e que não cessam de expandir. O trabalho de Mário Xavier faz justiça aos pioneiros e contribui para a história recente de nossa cidade”, avalia Ademir Arnon, presidente da ACI.
Produzido de 2006 a 2009, o livro tem patrocínios do BRDE, Eletrosul, Fundação Cultural Badesc, Intelbras, Carlos Alberto Schneider, Artemis Transmissora de Energia e Mário José Gonzaga Petrelli, por meio da Lei Rouanet. Também tem o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, Associação Catarinense de Imprensa, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentávelde Florianópolis e da Câmara de Tecnologia da FIESC.
O lançamento está previsto para a primeira quinzena de março de 2010.