Dissertação recebe Prêmio Mercosul de C&T
A acadêmica Beatriz Mello recebeu o primeiro lugar na categoria Jovem Pesquisador do prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, edição 2009, que é patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MC&T), CNPq e tem a colaboração da Unesco. Além do certificado Beatriz recebeu um prêmio no valor de US$5.000.
A dissertação ´Extração e Concentração de Extratos de Própolis por Nanofiltração` teve a orientação da professora Miriam Dupas Hubinger, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, e co-orientação do professor José Carlos Cunha Petrus, do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos da UFSC.
A parte experimental da dissertação foi desenvolvida no Laboratório de Processos de Separação com Membranas (Labsem), do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos – EQA, do Centro Tecnológico da UFSC. Esta cooperação entre a Unicamp e UFSC é patrocinada pela Capes, através do Projeto Procad.
Segundo o professor, Petrus, a própolis apresenta importantes propriedades funcionais e o processo utilizado na pesquisa se caracterizou por uma concentração a frio, em nível molecular, dos seus principais compostos ativos representa um importante avanço tecnológico.
As características da própolis agregam valor muito importante para fármacos e alimentos, como efeitos antibacterianos, antioxidantes, antifúngicos e anticariogênicos.
A patente depositada já está disponível para o licenciamento. Possíveis convênios podem ser articulados junto à Agência de Inovação Inova Unicamp, tendo a UFSC como parceira.
A equipe de transferência de tecnologia da Inova Unicamp aponta que essa tecnologia está disponível e que a equipe deve oferecê-la para empresas que fazem processamento de extratos vegetais e naturais, em especial, as que fornecem extrato da própolis para indústrias farmacêuticas, de alimentos, de cuidados pessoais e de cosméticos.
Mais informações: petrus@reitoria.ufsc.br