Dados sobre investimentos públicos são divulgados em seminário no Centro Sócio-Econômico
Prossegue nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, o seminário “Políticas para arranjos produtivos locais: as experiências dos estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil”. A atividade que iniciou na tarde de ontem se realiza no Auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC. O objetivo é a união de dados das pesquisas realizadas nestas três regiões sobre os investimentos públicos na produção regional do País. A coleta de informações resultou de um estudo feito no ano passado por 70 pesquisadores de nove instituições de ensino brasileiras.
Orçada em cerca de um milhão e trezentos reais, a pesquisa contou com financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES), em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (FEPESE), da UFSC. A coleta de dados decorreu de um convênio entre a UFSC, UFPR, Unisinos, Unicamp, UFU, UFF, UFES, UCDB e UCG.
O reitor em exercício da UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva, participou da mesa de abertura do seminário. Ele destacou a importância do envolvimento de diversas instituições para chegar ao resultado obtido. Também enfatizou o valor da participação da universidade na conquista de uma maior autonomia para o País.
Os dados coletados irão permitir o mapeamento e análise das políticas voltadas para arranjos produtivos locais (APLs) nos estados brasileiros. Proporcionarão também reflexão crítica e a apresentação de propostas para a formulação e aperfeiçoamento das políticas para APLs. O conteúdo de todos os relatórios será reunido em um livro e disponibilizado ao público.
A mesa de abertura do seminário contou com a presença do reitor em exercício, Carlos Alberto Justo da Silva; do superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, Altair Acelon de Melo; do Diretor do Centro Centro Sócio-Econômico, Ricardo José Araújo Oliveira; do chefe do Departamento de Ciências Econômicas, Helton Ricardo Ouriques; do diretor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lauro Luiz de Andrade; do Coordenador da pesquisa, Renato Ramos Campos, e da Assessora do BNDES Helena Lastres,
Mais informações com o professor Renato Ramos Campos, do Departamento de Ciências Econômicas, telefones (48) 3721-6681, 9981-4622, 9163-0260.
Por Mara Paiva / Jornalista da Agecom
Programação de sexta-feira:
Painéis de apresentação da pesquisa (continuação, experiências estaduais
9h – 10h30min: Os Estados de São Paulo e Goiás: (apresentação pelos coordenadores estaduais dos resultados da pesquisa)
Apresentadores: Profª. Drª. Ana Lucia Gonçalves da Silva (Coordenadora estadual da pesquisa – SP)
Prof. Dr. Sérgio Duarte de Castro (Coordenador estadual da pesquisa – GO)
Debatedores: Prof. Dr. Renato Ramos Campos (Coordenador estadual da pesquisa)
Profª. Drª. Cleonice Alexandre Le Bourlegat (Coordenadora estadual da pesquisa – MS)
Coordenador: Prof. Dr. Walter Tadahiro Shima – UFPR
10h45min – 12h15min Os Estados de Rio de Janeiro e Minas Gerais: (apresentação pelos coordenadores estaduais dos resultados da pesquisa)
Apresentadores: Prof. Dr. Jorge Britto (Coordenador da estadual da pesquisa – RJ)
Profª. Drª. Marisa dos Reis Azevedo Botelho (Coordenadora estadual da pesquisa – MG)
Debatedores: Profª. Drª. Ana Lucia Gonçalves da Silva (Coordenadora estadual da pesquisa – SP)
Profª. Drª. Ana Lúcia Tatsch (Coordenadora estadual da pesquisa – RS)
Coordenadora: Dra. Cristina Lemos – SAR/BNDES
14h – 14h45min Resultados preliminares da inclusão na base de dados GeoBNDES das informações sobre a localização de APLs
Apresentador: Rogério Goulart Plank – BNDES Área de Planejamento
14h45min – 15h45 Desenvolvimento Regional e APLs na perspectiva do BNDES
Apresentadora: Drª. Helena M.M. Lastres –BNDES – Chefe da Secretaria de Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional
Coordenador: Prof. Dr. Renato Campos
16h – 17h A experiência de política para APLs no Brasil
Palestrante: Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato – Coordenador da RedeSist.
17h – 17h30min – Sessão de Encerramento:
Mesa formada por representantes das instituições conveniadas e anfitriãs: BNDES, UFSC, Governo do Estado de SC, Universidades e Governos estaduais presentes ao evento.