Odontologia da UFSC oferece atendimento gratuito até fevereiro

Fotos: Paulo Noronha / Arquivo Agecom
De acordo com a professora Ana Lúcia Melo, o atendimento é feito por 29 alunos que se dispuseram a reservar parte das férias para desenvolver esse trabalho de extensão, em troca de uma bolsa de estudos. A expectativa é realizar cerca de 1.200 consultas, atendendo de 300 a 400 pessoas, até o próximo mês.
Os estudantes vêm das três últimas fases do curso de Odontologia e fazem os procedimentos de limpeza, restauração, conserto de próteses e extrações mais simples, além de solucionar problemas de pessoas que chegam com dor de dente e precisam de atendimento emergencial. Procedimentos mais complexos, como próteses e implantes, não são oferecidos nesse período. “Quando não podemos resolver aqui, encaminhamos o paciente para o SUS (Serviço Único de Saúde) ou para o CEU (Centro de Especialidades Odontológicas)”, informa a professora.
Como nos anos anteriores, o atendimento gratuito é feito nas férias de início e meio do ano, beneficiando pessoas de todas as faixas etárias, boa parte delas moradora de bairros próximos à Universidade Federal ou que trabalham na região. Também é comum virem pessoas que já receberam atendimento e que voltam, entusiasmadas com o serviço prestado. O curso de Odontologia realiza outros projetos de extensão, beneficiando internos da Serte, Lar Recanto do Carinho e pacientes do Hospital Universitário.
Os interessados podem retirar suas fichas a partir das 7h30, no Centro de Triagem, que fica no andar térreo do bloco das clínicas do CCS. Além do atendimento normal de restaurações, profilaxia, pequenas extrações e endodontia, são distribuídas diariamente 10 fichas para Urgência, a partir das 7h30, por ordem de chegada. Os postos de saúde dos bairros próximos também foram avisados de que podem encaminhar os pacientes com necessidade de atendimento odontológico para a UFSC.
Além de Ana Lúcia Melo, participam dessa atividade de extensão os professores Jessie Reyes, Marianella Fadel e Renata Castro. O telefone do setor de triagem é (48) 3721-9631.
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom