Curso sobre produtos agroalimentares tem inscrições até 5 de fevereiro
Estão abertos até o dia 5 de fevereiro os editais para os cursos de formação do projeto Valorização dos Produtos Agroalimentares de Qualidade (Vapraq), oferecidos a partir de intercâmbio entre a UFSC e a Universidade dos Estudos de Teramo (Unite), da Itália. Voltado para a formação profissional de trabalhadores italianos que residem em países não-pertencentes à União Europeia, eles se dividem em três módulos: Utilização dos Produtos Típicos na Gastronomia de Qualidade, Valorização dos Produtos Agroalimentares de Qualidade e Desenvolvimento de Orientação ao Mercado para Empresas Agroalimentares. Com 60 vagas, os cursos terão aulas a partir de março na UFSC, em Florianópolis.
O projeto obteve um financiamento no valor de 600 mil euros do Ministério do Trabalho, da Saúde e das Políticas Sociais da Itália, com co-financiamento da União Europeia. Seu público são cidadãos italianos residentes nos estados do Paraná e Santa Catarina, com idades entre 18 e 64 anos, que já concluíram a escolaridade obrigatória e tenham passaporte daquele país europeu.
A intenção dos promotores é repassar a comerciantes e a outros interessados o conhecimento das comidas típicas da gastronomia italiana de qualidade, além de aspectos econômicos ou relacionados à ética que caracterizam a experiência do Slow Food, movimento em expansão que defende a produção natural e sustentável. “Queremos melhorar as condições econômicas e culturais dos italianos que vivem no exterior”, diz o professor Andrea Fantini, da Facoltá di Agraria da Universitá degli Studi di Teramo, que é responsável pelo projeto.
Busca-se também oferecer a associações de pequenos agricultores biológicos a oportunidade de obter conhecimento direto (por meio de estágio na Itália) da experiência europeia na proteção de produtos típicos e locais. Outro atrativo é a possibilidade de qualificação na área do marketing agroalimentar, a fim de explorar as oportunidades criadas pela dinâmica do mercado e aumentar a atividade das empresas que já operam nesta área.
A parceira europeia da Unite é a empresa Slow Food Italia, e no Brasil, além da UFSC, estão atuando a Associação de Agricultores Biológicos de Santa Catarina (Aecit) e a Federação dos de Associações de Abruzzeses no Brasil (Feabra), com sede em São Paulo.
Para saber mais e obter os documentos relacionados aos editais, os interessados devem entrar no site www.vapraq.ufsc.br. Contatos com o professor Andrea Fantini poder sem feitos pelo telefone (48) 9617-6106 ou pelo e-mail fantini@unite.it.
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom