Violinista catarinense participa das Comemorações Oficiais dos 20 anos da queda do Muro de Berlim

03/12/2009 08:34

Débora em primeiro plano

Débora em primeiro plano

A violinista Débora Remor da Silva, de 18 anos, aluna da segunda fase do curso de Bacharelado em Violino da UDESC, participou do Concerto Inaugural da Orquestra Jovem do Brasil. Em sua primeira apresentação, a orquestra – formada por 69 jovens oriundos dos 27 Estados do país – interpretou a Nona Sinfonia de Beethoven. O evento faz parte das comemorações oficiais dos 20 anos da queda do Muro de Berlim e ocorreu no dia 27 de novembro, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

De acordo com Débora Remor da Silva, o convite veio a partir da indicação do professor da UDESC, João Eduardo Titton à coordenadora da Orquestra, Fiorella Solares. “Foi extremamente importante para mim. Conheci muitos jovens de todo o canto do Brasil e realizei prática de orquestra em um acelerado ritmo se ensaios. Me sinto lisonjeada em participar do concerto da primeira orquestra Jovem do Brasil e a Sala Cecília Meireles estava lotada”, conta Débora.

Para chegar até os jovens músicos, Fiorella Solares percorreu escolas de todo o país. “A idade dos jovens varia de 12 a 26 anos. Cada um tem um perfil diferente. Há aqueles que estudaram em conservatórios na Europa e também aqueles que vêm de projetos sociais de integração através da música”.

“Apesar de a origem e a trajetória de cada um seja diferente, eles têm em comum o talento e todos os caminhos os levam à música”, conta Fiorella, numa alusão à derrubada de um muro simbólico e extremamente resistente. “A idéia é integrar músicos talentosos de diferentes culturas, origens e classes sociais” explica ela.

A Orquestra Jovem do Brasil foi idealizada pela ONG Ação Social pela Música do Brasil, a Orquestra Jovem do Brasil conta com patrocínio da Man Latin América e apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Rio de Janeiro.

Mais informações no Núcleo de Comunicação do Centro de Artes da UDESC nucleoceart@udesc.br, (48) 3321.8350.