Vestibular UFSC/2010: candidatos são eliminados por uso de celular

Fotos: Paulo Noronha/ Agecom
No mais, o concurso transcorreu dentro da normalidade e até o momento não houve contestação de nenhuma das mais de 500 proposições que compuseram as 80 questões objetivas das provas. O prazo para entrar com recurso termina nesta terça-feira à noite. Os gabaritos foram disponibilizados às 20h ontem e podem ser acessados na página do concurso (www.vestibular2010.ufsc.br) ou solicitados por meio de fax (48-3721-9952) à Coperve.
No último dia (segunda-feira, 21) houve mais atendimentos médicos nos 40 colégios onde ocorreram provas na Grande Florianópolis. Além das três ambulâncias de plantão, foi preciso chamar dois carros extras para socorrer os candidatos. O calor acima do normal foi a causa principal para essa demanda elevada, acredita o presidente da Coperve. Este ano, as provas foram realizadas em mais cidades, em vista da inclusão de Araranguá e Curitibanos, onde a Universidade Federal de Santa Catarina implantou novos campi, e de Canoinhas, no planalto norte do Estado.
Abstenção elevada – O índice geral de abstenção chegou a 18,52%, o que significa que 6.058 candidatos deixaram de fazer as provas. No ano passado o índice foi de 13,97%, e em 2008, de 12,53%. O professor Júlio Szeremeta acredita que o fato de ter sido a última universidade a realizar o vestibular (com coincidências parciais de data com a Universidade Federal Fluminense, a Universidade de Brasília e a Unesp) pode ter elevado o número de abstenções. Além disso, a decisão de algumas instituições federais de fazerem o concurso em duas etapas levou muitos candidatos a desistirem da viagem a Florianópolis.
“Eles só viriam para cá se não passassem na etapa inicial em outra universidade”, afirma o presidente da Coperve. “A UFSC tem um bom conceito, mas se puder permanecer em sua região o candidato vai optar por uma instituição mais próxima”. A abstenção foi mais acentuada entre os candidatos para o curso de Medicina – em torno de 25%. Uma explicação para isso é que muitos realizaram o vestibular em diferentes universidades e foram bem na primeira etapa das provas.
Lista e matrículas – Em relação à divulgação dos resultados, a Coperve diz estar nas mãos do Ministério da Educação. Como cerca de 2/3 dos candidatos optaram por utilizar a nota do Enem, a UFSC irá aguardar até 8 de fevereiro, data limite para que se conheçam os calouros da instituição, a fim de não prejudicar o calendário acadêmico de 2010. Se até essa data o resultado do Enem não for divulgado, a Universidade deverá desconsiderá-lo, anunciando em seguida os aprovados de seu Vestibular. As matrículas deverão ficar para o final de fevereiro.
Mais informações poder ser obtidas na Coperve, pelo fone (48) 3721-9200.
Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom