Universidade e FCF apresentam a Taça UFSC – 50 Anos
Com elementos que destacam os valores da vitória, do desempenho e da excelência, a Taça UFSC – 50 Anos foi apresentada nesta quarta-feira, dia 16, no hall da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. O troféu, que comemora o cinquentenário da instituição, criada em 18 de dezembro de 1960, será entregue ao time vencedor do primeiro turno do Campeonato Catarinense de futebol de 2010, que terá a participação de 10 clubes. Assinaram a resolução de diretoria da Federação Catarinense de Futebol que oficializou a criação da taça o presidente da entidade, Delfim de Pádua Peixoto Filho, e o reitor Alvaro Toubes Prata.
Também estiveram presentes o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc), J. B. Telles, e a presidente da comissão de organização dos festejos dos 50 anos da UFSC, Cléia Oliveira Ramos. A primeira apresentação do troféu ao público está marcada para o dia 16 de janeiro, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, antes do jogo entre Avaí e Brusque, e a entrega será em 21 de fevereiro, na praça onde for realizado o jogo decisivo. Nesse intervalo, ele vai percorrer as nove cidades que têm equipes disputando a competição.
O troféu, que destaca o brasão e os princípios da Universidade, foi desenvolvido pelos alunos Bianca Schmidt, Valéria Rosa, e Fernanda Olinto, do curso de Design de Produto da UFSC, e por Thales Eduardo Macedo e Lucas José, do curso de Design de Produto. Eles foram orientados pelos professores Cristina Colombo Nunes, Mônica Stein, Monica Ronneberg da Silva e Milton Luiz Horn Vieira, e também pelo diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Luiz Roberto Barbosa.
Parceria produtiva – Em seu pronunciamento, o presidente da FCF, Delfim Peixoto, lembrou que a parceria da Universidade com o futebol catarinense é antiga e que se dá principalmente através da preparação, dos cursos e testes realizados com os árbitros que atuam nas competições promovidas pela Federação. Em relação a 2010, ele prometeu “mais um campeonato sem viradas de mesa, tapetões e decisões nos tribunais, como vem acontecendo desde que assumi a entidade”.
O reitor Alvaro Prata agradeceu a FCF por ter aceito a sugestão de criar a Taça UFSC, que ajudará a difundir a Universidade como uma instituição de ponta em Santa Catarina. Ele comparou a UFSC com um time de futebol – “é preciso contar com um bom conjunto e com estrelas individuais de qualidade para ter êxito ao final de uma jornada”.
O lançamento da Taça UFSC é o evento que dá a partida para as comemorações relativas aos 50 anos da instituição, que incluem uma série de atividades artísticas, sociais e esportivas, inclusive a publicação de um livro que conta a história da Universidade e fala de sua su]ituação atual nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão.
Por Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista na Agecom