Registros fotográficos mantêm viva a memória dos 50 anos da UFSC

07/12/2009 14:57

A memória fotográfica e cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante os quase cinquenta anos de existência está protegida. Através do Projeto de Preservação e Informatização do Acervo Fotográfico, desenvolvido na Agência de Comunicação (Agecom), desde 2001, todo o material fotográfico analógico existente foi classificado, identificado, restaurado e será informatizado. Conforme Ledair Petry, bibliotecária especializada em arquivologia, autora e executora do projeto, a meta é disponibilizar o acervo para consulta através da internet.

O processo de informatização foi iniciado em 2009, através de Projeto Piloto, com imagens geradas em formato digital do ano de 2008, integrando o Gerenciamento Eletrônico dos documentos da UFSC. O Banco de Imagens está em fase de implementação. A primeira fase foi executada pelas alunas do III Curso de Especialização em Arquivos Públicos e Empresariais da UFSC: Ledair, Patrícia D. Silva da Natividade e Flávia Sardá da Conceição, orientadas pela professora Eliana Maria dos S. Bahia, do Departamento de Ciências da Informação e coordenadora do curso.

Atualmente o acervo da Agecom contém cerca de 200 mil negativos, grande quantidade de fotografias em suporte de papel, do período de 1960 até 2002, e mais de vinte mil fotos em formato digital.

Para organizar o acervo analógico Ledair e Tânia Regina de Souza, da Agecom, com a colaboração de estagiárias do Curso de Biblioteconomia da UFSC, fizeram o ordenamento das pastas de fotos conforme o organograma da instituição e por assunto, totalizando 999 pastas.

A memória fotográfica da UFSC está disponível para toda a comunidade. Por enquanto, ainda não é possível o acesso on-line. As solicitações são atendidas, pessoalmente, na Agecom, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, através do telefone (48) 3721-8505 ou através de

agecom@edugraf.ufsc.br

Por Mara Paiva / Jornalista na Agecom