Prêmio Amigos da UFSC reconhece trabalho e dedicação de técnicos e docentes

10/12/2009 12:38

Os professores Lucia Hisako Takase Gonçalves (do Centro de Ciências da Saúde), José Arno Scheidt (Centro de Comunicação e Expressão) e Marize Amorim Lopes (Centro de Desportos) e os servidores técnico-administrativos Luiz Carlos Podestá (Departamento de Administração Escolar), Salete Virgínia de Souza Sakae (Hospital Universitário) e Soni Silva (Departamento de Cultura e Eventos) foram escolhidos como os Amigos da UFSC 2009, em avaliação realizada no dia 9, quarta-feira, na Universidade. Eles receberão a medalha de premiação no dia 18, quando a instituição vai homenagear também os aposentados deste ano, em solenidade marcada para às 19h30 no Centro de Cultura e eventos, no campus da Trindade.

Além deles, a comissão deu o Prêmio Amigo da UFSC para a Receita Federal de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e o Ministério da Pesca e Aquicultura. A decisão de premiar organizações externas à UFSC é uma forma de reconhecer o esforço de parceiros que viabilizaram ações que melhoraram as condições de trabalho ou os serviços prestados à comunidade. No caso da Receita, ocorre a doação periódica de produtos apreendidos à Associação de Amigos do HU e à própria instituição, para uso nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Secretaria da Saúde tem um antigo trabalho de parceria com a UFSC, enquanto o Ministério da Pesca proporciona acordos e intercâmbios de cooperação tecnológica importantes para a universidade, especialmente no Centro de Ciências Agrárias.

A professora Lúcia Hisako Takase Gonçalves atua desde 1977 na UFSC, onde criou o primeiro grupo de pesquisa no Departamento de Enfermagem e coordenou vários projetos, sobretudo na linha da atenção ao idoso. José Arno Scheidt é professor desde a década de 70 e já coordenou estágios do curso de Design, mostrando-se um incansável defensor dos alunos, fazendo valer as garantias institucionais para o reconhecimento desta prática profissional. E Marize Amorim Lopes, na universidade há 30 anos, concentra sua atuação no Núcleo de Estudos da Terceira Idade. Seu trabalho com o idoso extrapola os limites da instituição, sendo reconhecida internacionalmente.

Entre os técnico-administrativos, Salete Virginia de Souza Sakae figura como pioneira no serviço de enfermagem do HU, tendo sido a primeira profissional do ramo contratada no hospital, no início dos anos 80. Sua preocupação em humanizar e fortalecer a relação entre paciente e hospital pesou na escolha da comissão. Luiz Carlos Podestá tem 30 anos no DAE e destaca-se como um servidor com notório conhecimento sobre administração escolar. Por sua vez, Soni Silva é uma servidora admirada pela sua postura profissional, dedicação e comprometimento com as atividades que exerce no Departamento de Eventos, onde, entre outras ações, participou do processo de democratização das solenidades de colação de grau dos cursos de graduação da UFSC.

O Prêmio Amigo da UFSC teve 18 indicações de técnicos e docentes, que foram analisados por uma comissão composta de representantes de todos os centros de ensino, pró-reitorias, secretarias, HU e gabinete do reitor.

A programação

Além da premiação dos Amigos da UFSC, a noite de 18 de dezembro terá uma homenagem aos servidores que se aposentaram em 2009. A programação prevê ainda o lançamento do selo comemorativo aos 50 anos da UFSC, com a participação dos Correios, que aproveitarão a oportunidade para realizar uma exposição filatélica no local. Um show do grupo musical paulista Demônios da Garoa, um dos mais antigos e ativos conjuntos de música brasileira, que gravou sucessos de Adorinan Barbosa como “Saudosa maloca”, “Trem das onze” e “Samba do Arnesto”, fecha o evento.

Antes disso, no dia 16, às 16h, será assinada na reitoria a resolução de diretoria da Federação Catarinense de Futebol (FCF) que denominará Taça UFSC – 50 Anos o troféu a ser entregue ao campeão do primeiro turno do Campeonato Catarinense de 2010. Na oportunidade, será apresentado oficialmente o troféu, na presença do reitor Alvaro Toubes Prata, do presidente da FCF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, de pró-reitores da universidade e da imprensa esportiva catarinense. A taça foi desenvolvida por alunos do curso de Design da UFSC, orientados pelo professor Milton Vieira e pelo diretor do Departamento de Cultura e Eventos, Luiz Roberto Barbosa.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Cultura e Eventos da UFSC, com Cléia Ramos ou Meri Pereira, pelos fones 3721-8602 e 3721-9569, e no site www.50anos.ufsc.br.