Na Mídia: Enfim, é hora do vestibular
Cerca de 32,5 mil pessoas encaram hoje o primeiro dia do vestibular mais concorrido do Estado. Adiadas em função do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as provas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) serão realizadas hoje, domingo e segunda-feira em 13 cidades catarinenses.
Candidatos devem estar atentos para algumas mudanças feitas nessa edição. Em vez de começar às 15h, as provas terão início às 14h e terminam às 18h. Os portões serão fechados às 13h45min. As disciplinas também foram distribuídas, nos três dias, de outra forma.
Hoje é a vez de responder às questões objetivas de Português, Língua Estrangeira, Matemática e Biologia. Domingo, os candidatos enfrentam as provas de História, Geografia, Química e Física. O último dia ficou reservado para seis perguntas discursivas mais a redação.
O coordenador do cursinho Pré-Vestibular da UFSC, Otavio Auler, considerou as alterações positivas.
– Do ponto de vista pedagógico, ficou mais bem dosado. Matérias correlatas, como português e língua estrangeira, e história e geografia, ficaram juntas.
A dica de Auler é que os candidatos prestem bastante atenção aos enunciados, que, de acordo com ele, estão mais completos e bem trabalhados. O gabarito deverá ser divulgado na terça-feira que vem.
O listão dos aprovados vai aguardar o resultado do Enem, prometido para 5 de fevereiro.
O curso de Medicina é o mais concorrido. As cem vagas são disputadas por 5.981, média de 59,81 candidatos para cada vaga.
JÚLIA LORENÇO / DIÁRIO CATARINENSE