Movimento “A Novembrada” é matéria de destaque no Cotidiano
O Informativo eletrônico Cotidiano, do Curso de Jornalismo da UFSC, apresenta extensa matéria sobre o protesto conhecido com “Novembrada”. Jornalistas de diversos órgãos de comunicação da época relatam os fatos ocorridos no Centro de Florianópolis durante a visita do General João Batista Figueiredo e sua comitiva, no dia 30 de novembro de 1979.
A reportagem apresenta fotos, imagens e depoimentos fundamentais para a reconstituição deste movimento. Através do ícone linha do tempo é possível acompanhar o cronograma da visita presidencial e a seqüência de protestos populares. Para uma melhor compreensão da origem do protesto a matéria traz também uma avaliação de conjuntura da época, que permite entender as causas que levaram àquela explosão popular.
Como na época a censura determinava o que podia ou não ser divulgado no Brasil, grande parte do material textual, fotográfico e em vídeo produzido pelos jornalistas que cobriam a visita não pode ser veiculado na mídia. Mas ficaram para a história, e são apresentados na reportagem do Cotidiano, como testemunho da repressão vigente, materializada em prisões, demissões e espancamento de muitos jornalistas, estudantes e populares.
A matéria traz o depoimento de Sérgio Rubim, Nelson Rolim, Jurandir Camargo e Laudelino José Sardá, do Jornal O Estado; Jorge Damião, do Jornal A Semana; Moacir Loth, do Jornal de Santa Catarina; Osmar Teixeira, do Jornal A Notícia; Roberto Alves, Aderbal Machado, e Aldo Grangeiro, da TV Cultura; Valter Souza, da RBSTV; e dos repórteres fotográficos Dario de Almeida Prado, Orestes de Araújo e Jones João de Bastos.
Para ler a matéria acesse o site www.cotidiano.ufsc.br.
Por Mara Paiva /Jornalista na Agecom