Encontro promove intercâmbio de pesquisas sobre saúde e alimentação indígena

10/12/2009 15:33

O Núcleo de Estudos sobre Saúde e Saberes Indígenas (NESSI) da UFSC, com apoio do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural, realiza a oficina “Realidades de Pesquisas em Saúde e Alimentação: Interfaces com a Antropologia”, nos dias 14 e 15 de dezembro, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). As inscrições são gratuitas.

O objetivo do encontro é compartilhar experiências de pesquisas antropológicas recentes sobre os temas de Saúde e Alimentação e suas relações com a diversidade cultural e políticas públicas.

A idéia da oficina surgiu da parceria de pesquisadores realizada no âmbito do grupo de estudos sobre saúde e alimentação do NESSI/Departamento de Antropologia). O grupo multidisciplinar se compõe de pesquisadores, estudantes e professores das áreas de antropologia, farmácia e nutrição e se dedica à pesquisa com as populações indígenas do Estado de Santa Catarina e do Amazonas.

Serão realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas e lançamento de livros, nos quais os participantes poderão apresentar e compartilhar suas experiências de pesquisa, promovendo e fortalecendo a rede de colaboração interinstitucional entre Norte e Sul do Brasil, abrangidas pelo Acordo de Cooperação Científica entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fundação Oswaldo Cruz – Instituto

Leônidas e Maria Deane (FIOCRUZ-ILMD)/Amazonas e o Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural.

PROGRAMAÇÃO

Dia 14/12

8h30 – Abertura – 9h – PALESTRA 1 – Esther Jean Langdon (PPGAS e NESSI/UFSC) – Cultura e Saúde: articulando as práticas de autoatenção.

9h30 – PALESTRA 2 – Laura Perez Gil (PPGAS/UFPR e NESSI/UFSC) – Corpos em transformação: sobre a noção de pessoa e o controle alimentar entre os Yaminawa (Amazonia Peruana).

10h – Intervalo

10h15 – PALESTRA 3 – Arlene Anélia Renk (UNOCHAPECÓ) – A comida, como idioma de etnicidade, entre caboclos e colonos.

10h45 – PALESTRA 4 – Raquel Wiggers (PPGAS/UFAM) – A noção de casa: parentesco e alimentação

11h15 – DEBATE

14h – MESA-REDONDA – Realidades de Pesquisa em Saúde e Alimentação Arlene Renk (UNOCHAPECÓ), Rita de Cássia Neves (UPE – Petrolina), Esther Jean Langdon (PPGAS e NESSI/UFSC), Luiza Garnelo (FIOCRUZ/AM).

15h – Oficina de Experiências e Problemáticas em Pesquisas: alimentação e doenças crônicas Intercâmbio de experiências e diálogo sobre pesquisas em andamento. A primeira tarde será dedicada às pesquisas relacionadas com alimentação e doenças crônicas. Pesquisadores e alunos dos respectivos Núcleos apresentarão suas pesquisas para discussão. Com a divulgação do evento, haverá uma pré-inscrição para outros participantes interessados.

Facilitadora: Rita de Cássia Maria Neves (UPE-Petrolina)

Sandra Carolina Portela (PPGAS e NESSI/UFSC) – Diabetes e hipertensão entre os Kaingang Philippe Hanna de Oliveira (PPGAS e NESSI/UFSC) – Comida: aspectos simbólicos e sociais Daniel Scopel (PPGAS e NESSI/UFSC) – Co-substancialidade: subsídios para uma etnografia da alimentação Munduruku Ewerton Aires – A Experiência de um nutricionista no Projeto Xingu.

18h – Palestra e lançamento do livro “Comidas tradicionais Indígenas do Alto Rio Negro” de Luiza Garnelo (FIOCRUZ/AM) – Cosmologia, Alimentação e Cotidiano Baniwa.

Dia 15/12

9h – PALESTRA 1 – Maximiliano Loiola Ponte de Souza (FIOCRUZ/AM) – Pesquisa sobre o uso de álcool em contexto indígena.

9h30 – PALESTRA 2 – Neusa Maria Sens Bloemer (PMGPP/UNIVALI) – A precarização de políticas públicas e suas repercussões na autosustentação dos Kaingang do oeste catarinense.

10h – Intervalo

10h15 – PALESTRA 3 – Eliana Diehl (PPGSP, CIF/MCLI e NESSI/UFSC) – Acesso e usos de medicamentos em contextos locais indígenas.

10h45 – PALESTRA 4 – Maurício Soares Leite (PPGN e NESSI/UFSC) – De paradoxos e intervenções: políticas públicas e alimentação entre povos indígenas no Brasil.

11h15 – DEBATE

14h – MESA-REDONDA – Atenção diferenciada e a inserção do profissional indígena na atenção à saúde – Osana Gonçalves Mendes (Técnica de Enfermagem Kaingang e presidente do Conselho Local Indígena de Saúde da Terra Indígena Xapecó, Santa Catarina), Barbara Francisca Bustos Barrera (PPGAS e NESSI/UFSC), Maria Conceição Oliveira (UNIPLAC), Myriam Martins Alvares (PPGAS e NESSI/UFSC).

15h – Oficina de Experiências e Problemáticas em Pesquisas: interface saúde indígena e políticas públicas – Intercâmbio de experiências e diálogo sobre pesquisas em andamento.

A segunda tarde será dedicada a experiências profissionais entre povos indígenas, bem como a pesquisas relacionadas com saúde mental e outros agravos à saúde. Pesquisadores e alunos dos respectivos Núcleos apresentarão suas pesquisas para discussão. Com a divulgação do evento, haverá uma pré-inscrição para outros participantes interessados.

Facilitadora: Maria Conceição de Oliveira (GESC/UNIPLAC)

Helga Follman (PPGSP/UFSC) – Experiência como profissional de saúde entre os Munduruku Barbara Francisca Bustos Barrera (PPGAS e NESSI/UFSC) – Os Mapuche e Programas de Saúde Ari Ghiggi Jr. (PPGAS e NESSI/UFSC) – Uso de Álcool entre os Kaingang Antonio Carvalho da Silva (GEPPI/UFMS) – Psicose crônica entre os Guarani Raquel Paiva Dias-Scopel (PPGAS e NESSI/UFSC; FIOCRUZ/AM) – Do modelo à práxis: o que dizem as etnografias sobre o Agente Indígena de Saúde?

Dia 15/12 – NOITE – Lançamento da Revista Ilha Volume 9 – Homenagem a Sílvio Coelho dos Santos.

Informações e inscrições pelo site www.brasilplural.ufsc.br ou telefone (48) 3721-8805.