Curso de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino médio recebe inscrições

15/12/2009 14:54

Estão abertas até 17 de janeiro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. A capacitação é oferecida em uma parceira entre o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e o Departamento de Matemática da UFSC.

As aulas serão realizadas no período de 25 a 29 de janeiro de 2010, no Departamento de Matemática da UFSC, próximo ao Colégio de Aplicação. Para participar é necessário enviar um e-mail para ensinomedio@mtm.ufsc.br solicitando a pré-inscrição e informando os dados listados no site http://mtm.ufsc.br/ensinomedio.

O curso será ministrado em sistema de videoconferências, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h. O período da tarde será reservado para monitoria presencial com professores do Departamento de Matemática da UFSC, resolução de exercícios em grupo e discussão das soluções em conjunto até às 16h30min. Na sexta-feira, durante todo o dia, está programada outra discussão e um encontro para exposição de respostas das perguntas gerais.

Para este módulo, foram selecionados os temas abordados no livro A Matemática do Ensino Médio Vol.1, um material didático que os professores ganharão e que foi elaborado especialmente para esse curso pelos ministrantes, docentes do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Elon Lages Lima, Eduardo Wagner e Paulo Cezar Carvalho Pinto. Todos possuem experiência com o ensino da Matemática e são autores de vários livros na área.

Uma das diretrizes do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é atuar em projetos de melhoria do ensino neste campo em todos os níveis. O programa de aperfeiçoamento de professores do ensino médio vem, desde 1991, contribuindo para a execução desta diretriz. Já foram atendidos mais de 1000 participantes. Com algumas variações, a ação mantém suas características fundamentais ao longo do tempo: realização de cursos intensivos de curta duração nas férias escolares; ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático dos professores participantes e criação de uma literatura especificamente voltada para docentes do ensino médio.

Mais informações:http://mtm.ufsc.br/ensinomedio.

Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo na Agecom