Comemoração dos 49 anos da UFSC homenageou professores e funcionários e trouxe grupo Demônios da Garoa

19/12/2009 17:34

“Não se chega aos 49 anos com tantas conquistas sem ter muitos amigos”, disse o Reitor Alvaro Prata durante as festividades alusivas à data. A cerimônia realizada no Centro de Cultura e Eventos UFSC na noite de sexta, 18/12, incluiu homenagens, lançamento do selo comemorativo ao jubileu da UFSC, além de apresentação do Madrigal e da Orquestra da UFSC e show com o grupo Demônios da Garoa, que cantou sucessos da banda e também executou releituras. O ponto alto do show foi a interpretação de modinhas carnavalescas, que fez a plateia dançar e subir ao palco.

O evento se constituiu numa oportunidade de lembrar do aniversário da UFSC e valorizar membros e parceiros da Instituição: quarenta e oito servidores e professores que se aposentaram em 2009 foram diplomados; os Amigos da UFSC – três em cada categoria: professores, servidores e organizações externas – receberam certificado e medalha como reconhecimento ao trabalho que desenvolvem, e houve também homenagem aos que faleceram durante o ano, com a apresentação do poema ´Do outro lado do caminho`, interpretado por Luiz Martins.

A cerimônia deu ainda a largada para as atividades em comemoração ao meio século que a UFSC completa em 2010. Foram lançados oficialmente a marca comemorativa aos 50 anos, e também, junto com os Correios, o selo que leva a marca. O lançamento do selo foi comandado por Luiz Osnildo Martinelli Filho, da assessoria de comunicação da empresa. O selo traz a imagem do mosaico do artista plástico Rodrigo de Haro – que reveste a fachada do prédio da reitoria, no campus de Florianópolis -, e o brasão da UFSC. O projeto gráfico representa a diversidade cultural, produção da Agência de Comunicação (Agecom).

Marcio Miranda da Rosa, diretor dos correios na UFSC, homenageou o reitor Alvaro Prata, o ministro da Pesca Altemir Gregorin, e Rodrigo de Haro, os servidores Cléia Silveira Ramos e Luiz Henrique Prazeres, e a vencedora do concurso para o slogan do cinquentenário da UFSC, Magda do Canto Zurba, com a peça composta pelos selos “Mosaico” e “Ipê amarelo Bandeira do Brasil”, de lançamento conjunto.

Os amigos da UFSC

A programação incluiu a entrega do Troféu Amigo da UFSC a docentes e técnico-administrativos com nomes indicados por colegas de trabalho e homologados pelo Comitê organizador da festividade.

A professora Lucia Hisako Takase Gonçalves recebeu a distinção pelo trabalho em pesquisa e atuação com os idosos.

Salete Virgínia de Souza Sakae, primeira enfermeira contratada pelo Hospital Universitário, por sua atuação na organização inicial do HU e pela constante busca de humanização da relação paciente-hospital.

Com 30 anos de atuação no Departamento de Administração Escolar (DAE), Luiz Carlos Podestá recebeu a comenda por seu notório conhecimento e pela forma tranquila e carinhosa de atender aos alunos.

Soni Silva, do Centro de Cultura e Eventos, por democratizar as colações de grau dos cursos de graduação da UFSC através da extinção de taxas. José Arno Scheidt, do Curso de Design do CCE, destacou-se pela dedicação a instituição, o incentivo e a maneira agradável de tratar os colegas de trabalho e os alunos.

José Arno Scheidt é professor desde a década de 70 e já coordenou estágios do curso de Design, mostrando-se um incansável defensor dos alunos, fazendo valer as garantias institucionais para o reconhecimento desta prática profissional.

E Marize Amorim Lopes, pesquisadora reconhecida em nível internacional, por seu trabalho com idosos e portadores de mal de Parkinson.

Além dos servidores e docentes, a comissão organizadora da festa concedeu o Prêmio Amigo da UFSC também a Receita Federal de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e ao Ministério da Pesca e Aquicultura. Uma forma de distinguir instituições que colaboram para melhorar a qualidade do trabalho e dos serviços prestados à comunidade.

O Prêmio Amigo da UFSC teve 18 indicações de técnicos e professores, que foram analisados por uma comissão composta de representantes de todos os centros de ensino, pró-reitorias, secretarias, HU e gabinete do reitor.

Muitas realizações, enormes avanços

Em seu pronunciamento Álvaro Prata definiu o ano de 2009 como “Um ano de muitas realizações, enormes avanços”. Destacou a ampliação da oferta de vagas no vestibular, as obras executadas e as licitadas, a expansão da área física da Universidade, a interiorização da UFSC com a criação dos Campi de Curitibanos, Joinville e Araranguá, os novos cursos oferecidos, e a co-participação na instalação da segunda universidade federal no Estado de Santa Catarina – a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Outras informações com Cléia Ramos ou Meri Pereira, telefones (48)3721-8602 e 3721-9569 e no site www.50anos.ufsc.br.

Por Mara Paiva/ Jornalista na Agecom

Fotos: Cláudia Reis/ Jornalista na Agecom