Centros de Ensino entregam seus planejamentos estratégicos ao reitor

CCA, CDS e CED entregam planejamento - foto Paulo Noronha
Estavam presentes Luiz Alberton, secretário da Seplan, Hans Michael van Bellen, também da Seplan, Edemar Roberto Andreatta, diretor do CCA, Juarez Vieira do Nascimento, diretor do CDS e Ademir Donizeti Caldeira, vice-diretor do CED.
Alberton falou sobre o grande desafio para os próximos anos já que se terá uma nova avaliação institucional. O processo foi iniciado nessas três unidades de ensino. Foram dois dias para cada centro, com a participação de um consultor externo. Ao final de cada dia o trabalho desenvolvido era apresentado.
Andreatta agradeceu à Seplan pelo apoio ao planejamento do CCA que foi feito na Ressacada, como sinal da decisão de utilizá-la para nova fase de ensino de agronomia e aquicultura.
O planejamento foi feito para os grandes tópicos, não se descendo ao nível de ações mais objetivas. Grande parte do que foi decidido no planejamento já está sendo trabalhado nos quatro cursos. O grande desafio, segundo o diretor, é prover os cursos de Agronomia e Zootecnia de unidades de treinamento, já que o curso de Agronomia foi criado usando ônibus como plataforma para viajar Estado afora.
A proposta é mudar para se ter a experiência na própria universidade e também tornar o curso mais “ecológico” em sua filosofia. Mais de 30 pessoas participaram do planejamento.
O professor Juarez relatou que no planejamento do CDS houve a participação de docentes, técnico-administrativos e alunos. Tendo sido trabalhada a perspectiva de mudança na cultura do centro, que se propõe a se consolidar como centro de excelência não só em nível nacional, mas que esta qualidade também atinja níveis internacionais, através do intercâmbio e outras atividades.
A expansão dos cursos de graduação e pós também é uma meta para atender demandas reprimidas. Conforme estabelecido no planejamento e, com o auxílio da Seplan, há um cronograma de ações a serem desenvolvidas a partir de fevereiro.
Destacou, ainda, que nos próximos quatro a cinco anos haverá uma alteração de cerca de 40 a 50% do corpo docente em decorrência de aposentadorias.
Ademir Caldeira contou que o CED acompanhou a mesma metodologia dos outros dois centros e que cerca de 70 pessoas participaram do processo do planejamento. Para ele, grande facilitador do desenvolvimento das ações naquele centro é que há um consenso entre o corpo de servidores em relação à administração, o que torna o pessoal muito colaborativo.
O vice-diretor disse que a proposta resultante não foi muito ousada, preferindo-se trabalhar dentro das preocupações e inquietações das pessoas. Há o desafio dos novos cursos, tendo sido uma oportunidade para que todos os setores tivessem voz: resultando num planejamento coletivo, fortalecendo-se a discussão e a unidade do centro.
Os representantes da Seplan explicaram que em 2010 estarão à disposição dos centros para atingirem as metas estipuladas, bem assim para assessorar os outros centros que também deverão produzir seus respectivos planejamentos.
Será feita uma customização respeitando as características de cada centro, que contará com uma pessoa que tenha conhecimentos de planejamento estratégico para o suporte necessário.
Existe a proposta de se criar um comitê com representantes para colocar em prática o planejamento estratégico.
O reitor, finalizando, enfatizou a importância de se estabelecer um cronograma e uma agenda com as pessoas envolvidas.
Alberton afirmou que a agenda está sendo definida para se dar continuidade ao trabalho, contando com um facilitador e estagiários, para desenvolver o trabalho nos outros centros a exemplo do que já foi realizado com o CCA, CDS e CED.
Por Alita Diana/jornalista da Agecom/UFSC