PDI busca sugestões e contribuições da comunidade universitária
A comunidade universitária começa a participar, esta semana, da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que vai definir as ações dos próximos cinco anos da Universidade Federal de Santa Catarina. A coleta de contribuições, que vai até 25 de novembro, é realizada por meio de formulário eletrônico disponível na página www.pdi.ufsc.br, onde estudantes, professores e técnico-administrativos podem dar sugestões.
Todas as instituições de ensino superior do país passam por esse processo, por exigência do Ministério da Educação. A minuta do PDI 2010-2014 é resultado de várias etapas cumpridas pela comissão de elaboração do plano, orientadas pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre a “nova adequação dos procedimentos de elaboração e análise do PDI”.
O PDI é um documento administrativo que, historicamente, orienta as instituições superiores por um período de cinco anos. Na UFSC, após colher todas as contribuições de segmentos e gestores da comunidade universitária, a minuta será finalizada e levada ao Conselho Universitário para apreciação e aprovação.
O novo documento é uma atualização do PDI 2005-2009, elaborado com base na Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004. Ele é exigido no recredenciamento da instituição, assim como em situações de autorização de novos cursos e nos pedidos de financiamentos de apoio institucional. Tem principalmente a função de sistematizar o planejamento na instituição com um horizonte temporal de pelo menos um quinquênio.
A Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan), que coordena o PDI, é responsável também pela elaboração dos relatórios de atividades e do Plano de Ações e Metas da gestão. Responde igualmente pela avaliação da instituição, apoio à implantação dos novos campi, controle das despesas e investimentos e pelo planejamento estratégico, cujo horizonte contempla os 10 próximos anos.