Núcleo de Estudos da Terceira Idade perde sua fundadora
Faleceu no sábado, 7/11, em Florianópolis, aos 78 anos, a professora Neusa Mendes Guedes. Ela foi docente do Curso de Graduação em Serviço Social e fundadora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). De 1982 a 2000 a assistente social e especialista em gerontologia coordenou o NETI. Sua preocupação com a causa fez com que o governo federal criasse políticas públicas de atenção ao cidadão idoso.
Natural de Porto Alegre (RS), Neusa Guedes foi uma incansável estudiosa dos assuntos relacionados à velhice e defensora desse tema em todo o país. Foi co-autora de obras e de pesquisas relacionadas à questão do idoso. Entre os livros está ´Finitude: uma proposta para reflexão e prática em gerontologia`, publicado em 1979. O estudo ´Rede de apoio comunitário à família do idoso`, que teve por finalidade identificar opiniões sobre a rede de apoio comunitário à velhice, foi um dos estudos que contou com sua participação.
O sepultamento foi realizado no domingo (8/11) e a Missa de 7º dia acontecerá no próximo sábado (14/11), às 18h15min na Catedral Metropolitana. A família convida toda a comunidade universitária.
Por José Antônio / Jornalista da Agecom
Histórico do NETI:I
Em março de 1982 surgiram as primeiras ideias sobre o trabalho com pessoas idosas. Elas foram apresentadas para a Universidade Federal de Santa Catarina pelas professoras Neusa Mendes e Lúcia Hisako Takase Gonçalves. Em 3 de agosto de 1983 foi oficialmente criado o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), através da Portaria 0484/GR/83 do Reitor Ernani Bayer.
A partir de então a UFSC vem confirmando seu interesse em participar efetivamente do esforço nacional em prol do envelhecimento sadio: pela produção de conhecimentos da gerontologia, pela valorização do potencial dos idosos socialmente produtivos, pela promoção de idosos que adquirem e transmitem conhecimento à sociedade. Através do NETI, a UFSC desencadeia um processo educacional em que o idoso é protagonista de seu próprio envelhecer.
Quando foi criado, o NETI dispunha de poucos recursos para os idosos que sofriam os graves efeitos de sua marginalização social, tanto pela sociedade quanto pela família, por isso tomou a iniciativa de abrir a discussão sociopolítica da questão, muitas vezes liderando a mobilização de entidades para ações conjuntas, sempre incluindo a participação dos idosos nos seus projetos.
De 1982 a 2000 O NETI foi coordenado pela professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFSC, Neusa Mendes Guedes – Assistente Social e Especialista em Gerontologia. De 2000 a 2005, foi coordenado por Jussara Bayer – técnica-administrativa, Bacharel em Letras e Especialista em Gerontologia.
Em outubro de 2005 o NETI iniciou um novo ciclo com o ingresso da professora Ângela Maria Alvarez no cargo de coordenadora. Mestre em Ciências da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Filosofia da Enfermagem pela mesma entidade. No decorrer desses anos o NETI vem se mantendo fiel aos seus princípios de valorizar a pessoa idosa, inserindo-a no contexto acadêmico e comunitário e com o compromisso de lutar pelo desenvolvimento de políticas de atenção e de formar profissionais na área de gerontologia.
Fonte: Núcleo de Estudos da Terceira Idade