Núcleo de Estudos Açorianos participa da Feira Internacional de Artesanato na Ilha de São Miguel

Fotos: Joi Cletison
O diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, Joi Cletison, fará uma palestra durante o fórum sobre o tema “Artesanato de Origem Açoriana no Sul do Brasil – Herança e Inovação”, na qual abordará o projeto “Saber Fazer” do NEA/UFSC, que valoriza, preserva e divulga as heranças culturais açorianas no saber fazer dos artesãos.
O projeto Saber Fazer tem como proposta estimular as práticas artesanais tradicionais desenvolvidas pelos descendentes de açorianos no litoral catarinense, buscando elevar a autoestima desses habitantes, reafirmando o indivíduo e a coletividade. O artesanato é uma atividade que quando produzida com qualidade tem grande potencial econômico e é um instrumento inestimável no processo de reconhecimento e fortalecimento da identidade da cultura regional.
Além disso, o projeto estimula os produtores do artesanato a utilizarem matérias-primas disponíveis na região, e também a produção através dos conhecimentos transmitidos pelos mais velhos de maneira informal. Os cursos oferecidos pelo NEA orientam para uma melhor apresentação do seu produto, com objetivo de agregar valor a produção. Também realiza oficinas com artesões para repasse destas técnicas de produção.
A artesã Osmarina Villalva foi convidada para acompanhar o diretor do NEA na viagem aos Açores, onde estará expondo a sua produção de cerâmica figurativa e também demonstrando o seu Saber Fazer, no Estande do NEA/UFSC, na Feira Internacional de Artesanato. Neste estande também haverá uma exposição de fotografias de vários artesãos de Santa Catarina.
Para obter fotos de divulgação e o programa do evento: www.nea.ufsc.br/ArtesanatoAcores.zip
Outras informações pelo e-mail joi@nea.ufsc.br.