NEPEGeo promove o I Colóquio Reflexões sobre o Ensino e Prática Docente em Geografia

26/11/2009 10:42

Acontece dia 1º de dezembro o I Colóquio Reflexões sobre o Ensino e Prática Docente em Geografia. O evento será no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), às 18h30min. A inscrição é gratuita e deve ser feita na hora. Basta levar os números do CPF e do RG, que no final do Colóquio serão emitidos certificados de participação.

O Colóquio Reflexões sobre o Ensino e Prática Docente em Geografia, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (NEPEGeo), pretende abrir um canal de diálogo permanente entre os profissionais e acadêmicos que atuam ou querem atuar na área de ensino e pesquisa em Geografia. O evento terá a participação dos professores Nestor André Kaercher e Sandra Mendonça. O moderador será o professor Aloysio Araújo Junior, do programa de pós-graduação em Geografia da UFSC.

Sobre a importância do Colóquio, o coordenador e pesquisador do NEPEGeo, Aloysio Araújo Junior, afirma que “a experiência acadêmica tem demonstrado as dificuldades de professores e estudantes em refletir, transmitir e se apropriar sobre os conceitos fundamentais da ciência geográfica – notadamente na educação básica. É necessário se pensar e (re)fundar as noções de cidadania como um dos elementos de transformação social, especialmente num país com desigualdades regionais e sociais tão marcantes como é o Brasil”.

O NEPEGeo foi criado em 1994 e tem como um dos seus objetivos fomentar e promover ações que visem a discussão e pesquisas na área. Atualmente é constituído por professores e acadêmicos com interesse no ensino e pesquisa em geografia.

Sobre os participantes

Nestor André Kaercher possui licenciatura em Geografia e é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS). Tem doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1996 é professor efetivo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde atua na Faculdade de Educação (FACED). Kaercher tem algumas obras publicadas como Um Globo em Suas Mãos: Práticas para a Sala da Aula e Desafios e Utopias no Ensino de Geografia.

Sandra Mendonça é graduada em Geografia pela UFSC e possui mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFSC, na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos.

Mais informações pelo sitewww.ced.ufsc.br/nucleos/nugeo

ou pelo e-mail aloysio@ced.ufsc.br.

Por Fernanda Burigo / Bolsista de Jornalismo da Agecom