Ministério da Pesca e Aquicultura e UFSC inauguram centro de referência para estudo de organismos aquáticos
O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, e o reitor da UFSC, professor Alvaro Prata, inauguram na tarde dessa sexta-feira, 13/11, o Núcleo de Estudos em Patologia Aquicola. O setor é referência no país para a área, estando preparado para apoiar a indústria e para a formação de recursos humanos. A inauguração será realizada às 15h30min, na Estação Experimental de Aquicultura da UFSC, localizada no bairro Itacorubi.
Na solenidade a UFSC inaugura também o Laboratório de Biomarcadores de Contaminação Aquática e Imunoquímica, que será um dos centros internacionais de referência na análise molecular, metabólico-fisiológica e celular de animais aquáticos, implantado em parceria com a Petrobras. O laboratório integra o projeto Redes Temáticas da Petrobras, iniciativa em que entidades de ensino do país recebem apoio financeiro e de cooperação técnica por meio de parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Participa do evento de inauguração o coordenador do Programa Tecnológico de Meio Ambiente (Proamb) da Petrobras, Pedro Penido.
Enfermidades
A idéia de investir no estudo das enfermidades de organismos aquáticos foi reforçada com a ocorrência da doença do vírus da mancha branca nos cultivos de camarões em Santa Catarina. UFSC e Epagri organizaram um grupo de estudiosos de diferentes áreas para criar um ambiente de pesquisa para o enfrentamento da enfermidade do camarão e de outras espécies de cultivo.
O Núcleo reúne professores do Departamento de Aquicultura, do Centro de Ciências Agrárias, e do Departamento de Bioquímica, do Centro de Ciências Biológicas da UFSC. Sua implantação conta com apoio financeiro do Ministério da Aquicultura e Pesca, da Fapesc e da Petrobras.
No final da tarde, por volta de 17h30min, ocorre a inauguração do Laboratório de Piscicultura Marinha, na Estação de Maricultura da Barra da Lagoa.
Mais informações: Professor Roberto Andreatta / 8408-9488
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom