Mais de 800 estudantes participam de encontro de Ciências Contábeis
Mais de 800 acadêmicos de todo o Estado estão participando do 7º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis (Ececon), aberto nesta quinta-feira e que termina hoje no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Promoção conjunta do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e nove instituições de ensino superior, o evento tem como tema “A Evolução da Ciência Contábil e o Desenvolvimento Profissional”.
Representando o reitor, o secretário de Planejamento e Finanças da UFSC, professor e contador Luiz Alberton, elogiou a iniciativa das instituições de trabalharem em parceria. “Isso revela a preocupação em buscar um ensino de qualidade e uma melhor formação acadêmica”. Já o vice-presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, observou que a contabilidade alcançou hoje uma visibilidade inédita. “Os profissionais estão em evidência no mercado de trabalho, em razão da implantação da escrituração digital, nota fiscal eletrônica e da convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais”, observou. Todas essas mudanças, disse aos estudantes, exige um profissional mais preparado e ativo em relação ao seu papel na sociedade.
Após a abertura, foram ministradas duas palestras. A primeira a cargo do coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor Josir Simeone Gomes, que destacou o fato do contador ser hoje, cada vez mais, o “principal elemento de informação que alimenta as organizações”, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor.
Já a segunda palestra coube ao professor da Unoesc Roberto Aurélio Merlo, que comentou a evolução da Ciência Contábil nas últimas décadas e apresentou as perspectivas e o perfil do profissional do século XXI.