Florianópolis sedia Simpósio sobre influência da informática na educação
Tornou-se necessário repensar o papel da escola, dos professores e dos processos educativos mediados por tecnologia. O XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), sediado esse ano em Florianópolis entre os dias 17 e 20 de novembro, pretende discutir o quanto já se avançou nesta direção. Admitindo a influência das novas tendências, é proposta a renovação das práticas educacionais.
O evento tem como objetivo divulgar a produção científica nacional na área de Informática na Educação e busca proporcionar um ambiente para a troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes e pesquisadores que atuam em pesquisa científica e tecnológica nesta área e em áreas relacionadas.
Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SBIE comemorará sua 20ª edição numa realização conjunta entre a Universidade Federal de Santa Catarina, sob coordenação do Departamento de Informática e Estatística, e a Universidade do Vale do Itajaí. O evento acontec no Multy Castelmar Hotel & Convention Center (Rua Felipe Schmidt, 1260 – Centro) sob a temática “20 anos de Informática na Educação: Repensar, reciclar, reutilizar e revitalizar”.
Reunindo cerca de 400 participantes, o Simpósio tem ocorrido em cidades que reúnem atrativos turísticos e excelência acadêmica em Computação. Haverá participação de professores e de gestores de Educação de diversos níveis interessados na temática da Educação mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação.
Na programação, quatro workshops, treze minicursos, palestras, workshops, debates sobre resultados de pesquisa e relatos de experiências com apresentação de artigos em Sessões Técnicas e concursos de Teses de Doutorado, Dissertações, e Trabalhos de Conclusão de Curso.
No dia 20, o Simpósio traz as duas palestras finais, uma ministrada por Carlos Lucena, da PUC-Rio, e outra por Rosa Vicari, da UFRGS, sob o tema “Ciência da Web”. Dentre os assuntos presentes nos minicursos oferecidos, estão as novas práticas pedagógicas para a educação de crianças e jovens, o uso de conteúdos e softwares educacionais nas escolas e a web semântica e os ambientes educacionais. As vagas são limitadas e, para participar, é necessário estar inscrito no evento principal. Cada minicurso tem o valor de R$ 50 e terá 4 horas de duração.
As inscrições para o Simpósio e para os minicursos podem ser realizadas na Secretaria do SBIE durante o evento. A tabela de valores está disponível no endereço www.sbie.org.br, onde também se encontra a programação completa do evento.
Por Natália Izidoro / Bolsista de Jornalismo na Agecom