Equipe UFSC BAJA SAE conquista campeonato Regional Sul

11/11/2009 16:10

A equipe UFSC BAJA SAE conquistou no último domingo, dia 8, o tetracampeonato da etapa Regional Sul, a maior competição de protótipos off-road construídos por estudantes do sul do país. O evento foi realizado na cidade de Horizontina (RS) e teve a participação de 13 equipes de 11 universidades. O carro Ilhéu, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o grande campeão com 672,9 pontos conquistados em um fim de semana marcado por muito barro e emoções. Instalada no Departamento de Engenharia Mecânica, o grupo é composto por estudantes de engenharia e orientado pelo professor Lauro César Nicolazzi.

A primeira prova de sábado foi a de segurança, seguida da apresentação do projeto. Nas duas a Equipe conquistou a pontuação máxima. Depois foi a vez das provas dinâmicas de conforto, suspensão e tração, e rampa. Mais uma vez o protótipo da UFSC apresentou um bom desenvolvimento. No teste de conforto obteve o melhor resultado entre todas as equipes. Na rampa, o excelente trabalho de equipe que manteve os pneus limpos, possibilitou o segundo melhor desempenho mesmo com pista escorregadia. E na prova de suspensão e tração conquistou o segundo melhor tempo. Ao final do primeiro dia a Equipe UFSC BAJA SAE com o protótipo Ilhéu, era a primeira colocada apenas 12,48 pontos à frente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O enduro de resistência, realizado no domingo valeu 400 pontos, e foi disputado até o final. Vence o enduro o carro que realizar mais voltas no circuito durante as duas baterias de uma hora cada. A Equipe UFSC BAJA SAE poderia ficar até duas voltas atrás da UFRGS que seria a campeã. O Ilhéu terminou a primeira bateria em segundo colocado, uma volta atrás do carro gaúcho. No alinhamento para a largada da segunda bateria um imprevisto: foi exigido o uso de retrovisores por todos os carros. Proibida de acrescentar o item na pista, a equipe precisou levar o protótipo aos boxes, que largou na última posição. A segunda bateria foi marcada pelos abandonos, a maioria com dificuldades de passar pela ‘piscina de lama’. O Ilhéu seguiu bem e logo voltou à segunda posição. O piloto Joseph Pedro Matiello chegou a ultrapassar três competidores em uma única volta.

O Ilhéu recebeu a bandeirada final em segundo lugar, na mesma volta do líder. Somando as duas baterias, a Equipe UFSC soube administrar a vantagem e terminou o enduro apenas uma volta atrás, confirmando o desempenho das provas do dia anterior e conquistando pela quarta vez a etapa Regional Sul de Baja SAE. “É muito bom voltar para casa com mais uma vitória. Não só pelo fato de ganhar, mas por ter nosso trabalho e esforço do ano inteiro reconhecidos”, conta o piloto Matiello. O pódio foi completado pela equipe Tchê da UFRGS, em segundo lugar, e pela Krona Ciser Ist Baja do Instituto de Superior Tupy de Joinville, em terceiro.

Agora a equipe se prepara para o campeonato nacional que acontecerá em Piracicaba (SP), de 25 a 28 de fevereiro de 2010. O objetivo principal é conquistar umas das três vagas para o campeonato mundial nos Estadas Unidos, a ser realizado em abril. Em 2009 a Equipe UFSC BAJA SAE conquistou o oitavo lugar na sua primeira participação no campeonato mundial, que contou com 120 equipes de nove paises diferentes.

Texto e fotos de Erich Casagrande/Bolsista de Jornalismo da Agecom