Equipe brasileira mostra Casa Solar Flex em exposição na Espanha

04/11/2009 10:54

A maquete e o vídeo de uma casa solar genuinamente brasileira que gera toda a energia que consome foram expostos no Fórum de Sustentabilidade Fingerplus, em Madri, na Espanha. O evento foi realizado entre 29 e 30 de outubro e, entre outras atrações, reuniu o material produzido pelas 19 equipes participantes do Solar Decathlon Europe 2010. O projeto nacional é desenvolvido pelo Consórcio Brasil, criado em setembro de 2008 para projetar a Casa Solar Flex, protótipo que vai concorrer no Solar Decathlon 2010, em Madri.

A equipe brasileira é formada por estudantes universitários que contam com o apoio de pesquisadores e professores de seis universidades públicas: UFMG, UFRJ, UFRGS, UFSC, Unicamp e USP. Essa é a primeira vez que o país participa da competição, criada em 2002, pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Universidades do mundo todo enviam propostas para a equipe organizadora, mas apenas as 20 melhores são selecionadas para projetar e construir casas sustentáveis abastecidas a energia solar.

A competição será realizada pela primeira vez na Europa em junho de 2010, quando as equipes participantes vão montar suas casas para visita do público e avaliação dos jurados. O evento será realizado na Vila Solar, na capital espanhola.

Para conhecer mais sobre a equipe brasileira acesse: WWW.sdbrasil.org

Para informações sobre a competição européia, visite:

WWW.sdeurope.org

Informações sobre a feira em Madri:

http://www.fingerplus.com/empresa.php?empresa=54

Mais informações: Equipe de Comunicação do Consórcio Brasil

Talita Fernandes

E-mail: talitafj@gmail.com

Telefone: (048) 9625-8474

Tattiana Teixeira

E-mail: tattianat@gmail.com

Telefone: (048) 9911-1301

Leia Mais: Especial Pesquisa: casa solar brasileira participa de competição na Espanha