Dia Internacional da Segurança em Informática será dedicado a Redes Sociais
De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) o Brasil possui 56 milhões de computadores em uso, o que permite que 64,8 milhões de pessoas acessem a internet, seja em casa, no trabalho ou em lan houses. O Brasil ainda lidera o ranking mundial de tempo online por pessoa. Cada brasileiro fica em média 48 horas e 26 minutos por mês conectado na internet, 6 horas a mais que a média estadunidense. Para ajudar a proteger 1,4 bilhão de usuários mundiais da rede foi criado em 1988 o Dia Internacional da Segurança em Informática (DISI), celebrado no dia 2 de dezembro.
Em 2009, a sede nacional do DISI será a Universidade Federal da Bahia (UFBA), de onde serão transmitidas palestras online para todo o país sobre o tema deste ano: Segurança nas Redes Sociais. A ideia é mostrar como se pode adquirir um vírus nesse gênero de site que permite o fácil acesso de qualquer indivíduo, bem intencionado ou não. As palestras poderão ser acompanhadas no site www.rnp.br/eventos/disi/2009 e ao longo das apresentações, perguntas poderão ser encaminhadas aos palestrantes através do endereço disi@cais.rnp.br.
Segundo o analista de tecnologia da informação ponto de presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Santa Catarina (PoP-SC/RNP), Guilherme Rhoden, que trabalha no Núcleo de Processamento de Dados da UFSC, a quantidade atual de vírus é muito grande e se atualiza constantemente, o que dificulta a ação dos programas antivírus. “A maioria do vírus é adquirida e repassada pelos próprios usuários”, alerta Rhoden.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) está presente em cada capital do país, além de outras grandes cidades, através de seu ponto de presença, que viabiliza o acesso à rede de internet acadêmica brasileira. Essa fiscalização é feita pelo Centro Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) que recebe um alerta emitido por sensores e repassa o aviso ao contato de segurança de cada instituição e ao PoP mais próximo. Caso a instituição não resolva o problema, o PoP entra em contato com o responsável e solicita a verificação do sistema. Somente este ano foram 263.383 incidentes atendidos pelo CAIS.
Mais informações no site www.rnp.br/eventos/disi/2009/programacao.php ou com Guilherme Rhoden no telefone 3721-7535.
Erich Casagrande / Jornalista/Bolsista da Agecom