Centenas de participantes prestigiam Conferência Estadual de CT&I

27/11/2009 11:30

O anúncio de um cartão capaz de facilitar o acesso de pesquisadores a recursos do governo estadual e a concessão do Prêmio Mérito Universitário foram alguns dos muitos atos que marcaram o primeiro dia da III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que iniciou em Joaçaba na quinta-feira (26 de novembro).

O evento é organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para debater a implantação da Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Na essência desta política está a valorização de todas as regiões de Santa Catarina”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Lorenzetti.

Prova de que ela já esta sendo posta em prática foi o recente lançamento de uma chamada pública por meio da qual 18 milhões de reais serão repartidos, de forma equitativa, para as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado. Para tanto, elas foram estimuladas a apresentar projetos de pesquisa segundo prioridades determinadas pelos respectivos Conselhos Regionais. “Os resultados superaram todas as expectativas”, salienta o presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz. “Recebemos mais de 400 projetos, dos quais 211 foram recomendados pela qualidade técnico-científica.”

“Nunca a ciência, a tecnologia e principalmente a inovação vieram para o interior do Estado”, acrescentou o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Jorge Mello. Também na abertura da conferência, sediada na Unoesc e prestigiada pelo reitor desta Universidade, Aristides Cimadon, o Governador Luiz Henrique da Silveira e o professor Diomário assinaram o documento que oficializa o Cartão Pesquisa do Banco do Brasil, idealizado para agilizar o repasse de recursos do governo estadual a projetos selecionados via chamada pública.

Contrapartidas de fundações de amparo e de outros parceiros do Ministério de C&T propiciaram, por exemplo, que os R$ 200 milhões reservados para implantar 123 Institutos do Milênio chegassem a R$ 605 milhões. O volume do investimento cresceu em diversos setores, especialmente para fomentar a inovação. “Temos vários programas ligados a empresas inovadora como o Prime e Pappe Subvenção”, citou Ana Gabas, representante do Ministro Sergio Rezende na III Conferencia Estadual, que vai preparar Santa Catarina para a IV Conferência Nacional de CT&I , programada para maio de 2010.

O evento de Joaçaba atraiu empresários, reitores, pesquisadores e representantes de universidades e do governo. O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp, encerrou a programação matinal da Conferência, que está sendo transmitida ao vivo pelo site www.fapesc.sc.gov.br.

Por Heloísa Dallanhol/ Assessoria de Comunicação da Fapesc