Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento elege professor da UFSC como membro

10/11/2009 07:15

Faruk: orientações chegam a 45 dissertações e 22 teses

Faruk: orientações chegam a 45 dissertações e 22 teses

Integrante da Academia Brasileira de Ciências desde 2001, o professor do Departamento de Química da UFSC, Faruk Jose Nome Aguilera, foi eleito para compor também a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

A TWAS é uma organização internacional fundada em 1983 na Itália. Considerada uma das mais importantes entidades associadas à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sua missão é promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nos países em desenvolvimento. Reúne em seus quadros os melhores cientistas de países como Índia, Brasil, China e África do Sul, entre outros.

O número total de membros da TWAS agora chega a 950. O anúncio de 50 novos integrantes, entre eles sete brasileiros (veja abaixo os escolhidos), foi realizado no mês de outubro, na África do Sul, durante a 11 ª Conferência Geral e 20ª Reunião Geral da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

Este ano o evento foi organizado pela Academia de Ciências e Tecnologia da África do Sul e apoiado pelo Departamento da África do Sul de Ciência e Tecnologia. A conferência de quatro dias atraiu 400 cientistas de 60 países, sendo uma das maiores já realizadas pela Academia.

De três em três anos, em conjunto com uma reunião geral dos seus membros, a TWAS convoca uma conferência geral de um país em desenvolvimento para rever a situação e as perspectivas futuras da ciência e da tecnologia em várias regiões do sul. Conferências já foram organizadas na China (1987 e 2003), Venezuela (1990), Kuwait (1992), Nigéria (1995), Brasil (1997 e 2006), Senegal (1999) e Índia (2002).

Membros da TWAS, os ministros da Ciência e Tecnologia, presidentes das academias de ciências e os conselhos de investigação, bem como representantes de organizações internacionais são convidados a assistir às conferências. O presidente da entidade é o matemático Jacob Palis, também presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Faruk Jose Nome Aguilera

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 1 A, o professor possui graduação em Bioquímica pela Universidad de Chile, doutorado em Química pela Texas A&M University e pós-doutoramento pela Clarkson University (EUA).

Na UFSC atua junto ao Departamento de Química e à Pós-Graduação em Química (programa que conta com o conceito máximo da CAPES e representa a universidade no Programa de Excelência Acadêmica – Proex).

Recentemente coordenou a proposta de constituição do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados, aprovada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A partir do instituto, coordena rede nacional de pesquisa formada por mais de 350 membros dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Alagoas e do Distrito Federal.

Seu Currículo Lattes registra um total de 139 trabalhos científicos e 3.120 citações. O professor já orientou 45 dissertações de mestrado e 22 teses de doutorado. Na administração superior exerceu cargos de vice-coordenador e coordenador dos cursos de pós-graduação em Físico-Química e de Química.

Foi coordenador de pesquisa do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), chefe do Departamento de Química, membro do Conselho Universitário, presidente da Câmara de Ensino de Graduação e Pró-Reitor de Ensino de Graduação. Conta com o título de comendador da Ordem Nacional de Mérito da Ciência, concedido pelo presidente da República, e de Mérito Universitário, concedido pela UFSC.

Em 2008 foi homenageado com o Prêmio Amigo da UFSC, direcionado a pessoas que se destacaram em suas atividades administrativas e acadêmicas e em sua postura e comprometimento institucional.

Mais informações: Faruk Jose Nome Aguilera / Telefone: (48) 3721-6845 Ramal: 227 / e-mail: faruk@qmc.ufsc.br

Saiba Mais

Novos membros brasileiros:

Ciências Agrárias: Acadêmico Klaus Reichardt, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (CENA/USP);

Ciências Químicas: Acadêmico Faruk Nome Aguilera, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

Ciências da Engenharia: Acadêmico Nelson Francisco Ebecken, da Coppe/UFRJ;

Ciências da Terra e do Espaço: Acadêmicos Alcides Sial, geólogo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Paulo Artaxo, geofísico da Universidade de São Paulo (USP);

Ciências Físicas: Acadêmico Vanderlei Bagnato, da USP de São Carlos;

Ciências Sociais e Econômicas: Acadêmica Maria Manuela Carneiro da Cunha, da Universidade de Chicago.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom / Com informações da Academia Brasileira de Ciências e da Plataforma Lattes

Fotos: Jones Bastos / Agecom