“Projeto Ativa UFSC” quer comunidade universitária mais saudável
Promover a saúde dos servidores, professores e estudantes. Esse é o propósito do projeto “Ativa UFSC”, que acontece de 16 a 21 deste mês, organizado por alunos da quinta fase do curso de bacharelado em Educação Física sob a coordenação do professor Valmir Oleias.
Segundo os organizadores, a comunidade universitária não se alimenta de forma correta, além de ser sedentária, e isso pode levar ao estresse e outras conseqüências. O projeto “Ativa UFSC” quer, portanto, proporcionar vivências nas diferentes áreas de atividades para o bem estar físico, mental e social e procurar colocar esses três elementos em sintonia.
Os interessados em participar da programação devem fazer inscrição nos seguintes postos: em frente ao Restaurante Universitário, na cantina do Centro de Esportes e em frente ao Centro de Cultura e Eventos. De acordo com a organização do projeto, o conceito de saúde normalmente remete às pessoas mais velhas, quando na verdade os jovens têm sido, cada vez, mais vítimas do caos social.
A alimentação é ruim, o descanso e o lazer também. Não se encontra tempo para a prática de alguma atividade física. Na universidade a situação é pior. A rotina no campus praticamente deteriora qualquer tipo de pré-disposição para a educação física, em função da organização do tempo disponível.
Os organizadores do projeto acreditam que ele pode ser um agente modificador dessa situação. Por isso os alunos de educação física colocaram na programação do “Ativa UFSC”, entre outras, oficinas ativas e palestras sobre qualidade de vida.
A abertura da programação, dividida em temas específicos, aconteceu, no Centro de Cultura e Eventos, com a apresentação de grupos de dança.
Hoje terça, 17, <b.Nutrição.
LOCAL: Palestra – Auditório do CDS / Coquetel – Sala de Dança no Ginásio 1.
HORÁRIO: 18h00min às 22h00min.
MINISTRANTE: PET Nutrição. Thayane Schweitzer, Martha Luisa Machado, Lisandra Aliprandini, Mayara Schulz. Acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina.
PARTE TEÓRICA: Mini Curso com os seguintes temas: Grupos Alimentares, Manipulação de Alimentos (como comprar, conservar, higienizar, preparar e manipular), Rotulagem Nutricional, Alimentação Saudável, Alimentação para Praticantes de Atividade Física.
PARTE PRÁTICA: Dinâmicas de grupo durante o coffee break.
Na quarta-feira, 18, Sedentarismo e stress.
LOCAL: Palestra – Auditório do CDS / Aulas Práticas – Ginásio 1.
HORÁRIO: 18h00min às 19h30min. Tema Sedentarismo. 19h30min às 21h00min. Tema Stress 21h00min às 22h00min. Aula de Tai Chi Chuan.
MINISTRANTES:
Sedentarismo: Markus Nahas. Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1976), realizou seu mestrado em Educação Física na Vanderbilt University (1980) e o doutorado em Educação Física na University of Southern California (1985). Atualmente é professor titular da UFSC, onde coordena o Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde – NuPAF.
Stress: Jacqueline Fernandes, praticante de artes marciais há 28 anos. Professora de Tai Chi Chuan, Chi Kun e Kung Fu. Aluna direta do Grão Mestre Chan Kowk Wai introdutor do Kung Fu no Brasil e do Mestre Lee Chung Dhe.
PARTE TEÓRICA: Palestra sobre os malefícios que o sedentarismo traz às pessoas e a promoção de um estilo de vida mais ativo. O Tai Chi Chuan como coadjuvante terapêutico na pacificação do stress.
PARTE PRÁTICA: Aula de Tai Chi Chuan.
Dia 19, a partir das 18 horas, Academias.
LOCAL: Palestra – Auditório do CDS / Aulas Práticas – Sala de Dança e Sala de Ginástica ou Ginásio 1.
HORÁRIO: 18h00min às 19h30min – Musculação. 19h30min às 20h30min – Ginástica de Academia. 21h00 às 22h00min – Mix de aulas de Ginástica.
MINISTRANTES: Musculação: A confirmar.
Ginástica: Cilene Rebolho Martins. Formada em Educação Física (Licenciatura Plena) pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS), especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela UFSM. Títulos: Graduação e especialização (atualmente cursa mestrado).
PARTE TEÓRICA: Musculação: A Confirmar.
Ginástica: Programas pré-coreografados, academia só para mulheres, e pilates.
PARTE PRÁTICA: Mix de aulas de ginástica.
Dia 20, Esporte ao ar livre.
Local: Palestra – Auditório do CDS / Aulas Práticas – Ginásios.
Horário: 18:30 às 22 horas.
Ministrantes:
Esporte: Paulo Marcelo Soares de Macedo graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor adjunto IV da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esportes, atuando principalmente em Esportes, Administração Esportiva, Gestão de Eventos Esportivos, Basquetebol, Condicionamento Físico e Musculação.
SandBoard: Bruno Édio Nunes, além do tri-campeão mundial de sandboard Digiacomo Dias, o campeão sul-americano Eduardo Mesquita, o fotógrafo Ricardo Ribas e o Câmera Artur.
PARTE TEÓRICA: Esporte: Serão expostos os programas de atividades físicas que a própria universidade oferece. SandBoard: Expedição Dunas Catarinenses: “A Palestra do Sandboard”.
PARTE PRÁTICA: Gincana Ativa.
Dia 21,Atividades Físicas e Natureza.
Caminhada na UFSC.
LOCAL: A definir.
HORARIO: No período matutino.
Outras informações com o professor Valmir Oleias nos fones 3721. 9217 ou 9915. 7576, ou ainda no site ativaufsc.wordpress.com
Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom