Universidade concede título de doutor honoris causa a Fritz Müller nesta quinta-feira

20/10/2009 08:12

Integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema ´Ciência no Brasil`, a Universidade Federal de Santa Catarina fará uma homenagem ao naturalista Fritz Müller. Na quinta-feira, 22 de outubro, no auditório da Reitoria, às 10h30min, durante sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), a UFSC concede, in memorian, o título de doutor honoris causa ao ´parceiro` de Charles Darwin no Brasil.

Fritz Müller morou em Santa Catarina de 1852 até a sua morte, no ano de 1897, e a partir de seu trabalho concedeu ao evolucionismo provas factuais, colhidas em minuciosas observações e experimentações com crustáceos coletados no litoral de Santa Catarina, estudos posteriormente ampliados com outras espécies de invertebrados e plantas.

A homenagem inclui também a realização de uma mesa-redonda com a participação de especialistas em Charles Darwin e Fritz Müller. Aberto ao público, o encontro será realizado na tarde do dia 22 de outubro, às 16h, no principal auditório da UFSC, o Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos. Para falar sobre Charles Darwin a universidade receberá o biólogo evolutivo Mario Cesar Cardoso de Pinna, professor titular e vice-diretor do Museu de Zoologia da USP, pesquisador associado do American Museum of Natural History.

Para falar sobre Fritz Müller, a universidade convidou outros dois especialistas: Luiz Roberto Fontes (médico do IML de São Paulo, biólogo que atua na área de zoologia e tem entre suas ações o projeto ´Nosso Fritz Muller`, direcionado ao resgate da memória do naturalista) e Cezar Zillig (médico neurocirurgião em Blumenau, autor de várias obras sobre Fritz Müller. Entre elas, ´Dear Mr. Darwin: a intimidade da correspondência entre Fritz Müller e Charles Darwin`). O encontro vai contar também com a presença de Sueli Maria Vanzuita Petry, diretora do Arquivo Histórico de Blumenau, que vai falar no encontro sobre os “tesouros” deste acervo, especialmente sobre as obras relacionadas a Fritz Müller.

O encontro prevê também a leitura de poesias escritas por Fritz Müller e o lançamento da tradução do livro Für Darwin, 1864, escrito por Fritz Müller. A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC terá ainda um estande para exposição de materiais biológicos, gavetas entomológicas, orquídeas, bromélias, painéis interativos e pôsteres sobre mimetismo mulleriano. A programação prevista para o período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia leva em conta que apesar de ser considerado um dos maiores naturalistas do século XIX (assim como Charles Darwin, Ernst Haeckel, e Thomas Huxley), Fritz Müller permanece ainda muito pouco conhecido.

“Herdamos dele um legado naturalístico de inestimável valor, tanto na área da evolução quanto da ecologia, zoologia e botânica, resultado de décadas de observações e estudos realizados na Mata Atlântica e no litoral catarinense”, destacam pesquisadores da UFSC no pedido de concessão do título de doutor honoris causa.

“Considerando a importância das contribuições de Fritz Müller para a ciência mundial e que grande parte de seu trabalho foi desenvolvido na Ilha de Santa Catarina, acreditamos que a concessão dessa honraria, mesmo que tardia, é uma forma de reconhecimento da UFSC ao relevante trabalho deste eminente naturalista que colocou o Brasil e Santa Catarina no panorama científico do primeiro mundo no século XIX.”, ressaltam na exposição de motivos encaminhada ao Conselho Universitário os professores Margherita Anna Barracco, Josefina Steiner, Alberto Lindner e Mário Steindel, todos integrantes de laboratórios do Centro de Ciências Biológicas da UFSC.

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFSC

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC será realizada este ano de 21 a 24 de outubro, integrada à Semana Nacional de C&T. Como já é tradicional, o grande “circo” da Sepex será montado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC. Estão previstos 200 estandes para apresentação das atividades da universidade, realização de dezenas de minicursos gratuitos e eventos paralelos, como o 19º Seminário de Iniciação Científica, a I Feira de Inventores-UFSC e uma programação de palestras.

Além de abordar o tema Darwin-Fritz Müller, a agenda prevê encontros relacionados ao Ano Internacional da Astronomia e ao envelhecimento saudável, já que outubro é Mês do Idoso. A UFSC vai ainda inaugurar durante a Sepex o novo projetor digital de seu Planetário. O equipamento proporciona imagens em uma área de cerca de 13 metros quadrados e possui uma lente “olho de peixe”, que distribui a imagem sobre a cúpula hemisférica do Planetário, o que oferece a quem assiste sensação de imersão na imagem. O projetor digital dispõe de um software especializado, com banco de dados sobre posições e luminosidade de estrelas, imagens de planetas, asteróides, galáxias, nebulosas, naves e satélites. Os ‘objetos’ são programáveis e o sistema oferece vários recursos de animação e efeitos especiais.

Mais informações:

Sobre a Sepex: Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PRPE) | sepex@reitoria.ufsc.br | (48) 3721-9915

Sobre o título honoris causa: Com Mário Steindel (ccb1mst@ccb.ufsc.br) ou Margherita Barracco (barracco@mbox1.ufsc.br)

Projeto Poesias de Fritz Müller na 8ª Sepex

Fritz Müller, um apaixonado pelo estudo das línguas, e que dominava, além do alemão, também os idiomas português, inglês, francês e sueco, inspirou-se no poeta Wilheln Hey para compor, em 1859, os 12 poemas que compõem a obra “Naturgeschichte der Träume”.

Cada poema foi escrito na forma de uma pequena narrativa, sobre animais ou plantas, em que o tom de fábula se insinua, tendo como tema central a luta pela sobrevivência. O naturalista dedicou as poesias às suas nove filhas, desta forma transmitindo a elas um pouco dos seus conhecimentos sobre flora e fauna, além de propor um convívio mais equilibrado e ético entre as espécies.

As poesias de Fritz Müller foram objeto de primorosa tradução pelos professores Lia Carmen Puff e Dennis Radünz , e foram publicadas em 2004 em edição bilíngüe, intitulada “História Natural de Sonhos”.

Como homenagem e tributo a mais este legado de Fritz Müller, ainda pouco conhecido mas de interesse tanto para crianças como para adultos, oito alunos da UFSC declamarão seis poesias selecionadas desse livro. A leitura dramatizada de cada poema será feita em duplas (um aluno em alemão, o outro em português). A coordenação é da professora Vivian Layser, do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética.

Alunos participantes:

– Caroline Batistim Oswald / Ciências Biológicas – UFSC

– Gabriela Balieiro Moreira / Letras Alemão – UFSC e Artes Cênicas – UDESC

– Gustavo Hassemer / Ciências Biológicas – UFSC

– Kristina Metzler / Letras Alemão – UFSC – (aluna do intercâmbio Alemanha- UFSC)

– Leonardo Lisboa / Ciências Biológicas – UFSC

– Mariana Barbosa de Amorim / Ciências Biológicas- UFSC

– Paola Franzan Sanches / Ciências Biológicas-UFSC

– Vinícius Leyser da Rosa / Cinema- UFSC

Saiba Mais:

A programação da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão pode também ser conferida no folder no evento: http://www.sepex.ufsc.br/downloads/folder_programacao_8sepex_2009.pdf

Período: 21 a 24 de outubro

Local: Praça da Cidadania / Campus Trindade / Florianópolis

Horário de Visitação: Quarta à sexta: 9h às 19h / Sábado: 9h às 16h

Programação de Palestras:

Quarta-feira – 21/10

9h – Abertura da 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC

Com autoridades e participação da Banda de Música do 63º Batalhão de Infantaria

Local: Palco da Sepex

16h – Inauguração do Projetor Digital do Planetário da UFSC

Local: Planetário

18h – Abertura do 19º Seminário de Iniciação Científica da UFSC

18h20min – ´O universo é finito?` – Palestra integrada à agenda do Ano Internacional da Astronomia

Convidado: Professor Kepler Oliveira / Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF/UFRGS)

Local: Auditório Garapuvu / Centro de Cultura e Eventos

20h30min – Estreia do espetáculo ´As Luas de Galileu`

Local: Teatro da Igrejinha – 21/10 – 20h30min

Quinta-feira – 22/10

10h30min – Concessão do título de doutor honoris causa ao naturalista Fritz Müller (In Memoriam)

Local: Auditório da Reitoria

16h – Mesa-redonda: Fritz Müller – o parceiro de Darwin em Santa Catarina

Convidados:

– Mario Cesar Cardoso de Pinna Vice-Diretor do Museu de Zoologia da USP) / Darwin e a Teoria da Evolução

– Luiz Fontes (Médico do IML de São Paulo) – O suporte de Fritz Müller à Teoria da Evolução e legado naturalístico

– Cezar Zillig (Médico neurocirurgião, autor de várias obras sobre Fritz Müller) Episódios da vida de Fritz Müller e sua correspondência com Darwin

– Sueli Maria Vanzuita Petry (Diretora do Arquivo Histórico de Blumenau) Tesouros do acervo Fritz Müller

18h30 – Leitura de poesias escritas por Fritz Müller

Lançamento da tradução do livro Für Darwin, 1864, escrito por Fritz Müller

Local: Auditório Garapuvu / Centro de Cultura e Eventos

Sexta-feira – 23/10

14h30min – Palestra Mês do Idoso: Viver Mais, viver melhor

Convidado: Renato Maia (International Association of Gerontology and Geriatrics, fundador do Virtual College of Gerontology and Geriatrics, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia)

Local: Auditório Garapuvu / Centro de Cultura e Eventos

Sábado – 24/10

15h – Premiação Estande mais interativo da Sepex

Premiação I Feira do Inventor-UFSC

Acompanhe a programação também no <a href=http://www.sepex.ufsc.br/downloads/folder_programacao_8sepex_2009.pdffolder da Sepex

Leia também: Estandes da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC apresentam estudos do naturalista Fritz Müller