Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão recebe espetáculo Pelas Veias da Música Latinoamericana
Com uma variada programação cultural, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) recebe na quinta-feira (22/10) o espetáculo ´Pelas Veias da Música Latinoamericana`. O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM / RS) tem no repertório peças de música popular da Argentina, Uruguai, Chile e Peru.
De acordo com os integrantes, ritmos como milonga, chamamé, valsa peruana e toada “desfilam” na viagem imaginária junto a imagens de povos de indígenas, descendentes de escravos e imigrantes. O show é gratuito e será realizado no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 19 horas.
Programação Cultural:
O palco da lona da Sepex, montada na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, receberá diversas atrações culturais em todo o período da mostra, de quarta a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e no sábado, das 9 às 16 horas. Além da programação no palco da lona, há atrações artísticas agendadas para outros espaços culturais do campus.
Para os quatro dias do palco da lona estão agendadas 33 atrações que evolvem cerca de 520 artistas — entre alunos, técnicos e professores vinculados a projetos da UFSC, e pessoas da comunidade externa —, algumas atrações são de outras cidades, como o grupo folclórico Mixtura, de Bombinhas, a banda de perna-de-pau, de Itapema, e os integrantes da Oficina de Música da Universidade Federal de Santa Maria-RS.
Além das apresentações no palco da lona, haverá três atrações do Projeto 12:30 na Concha Acústica; a recente produzida peça de teatro “As Luas de Galileu”, na Igrejinha da UFSC; e o show musical “Pelas Veias da Música Latino Americana” no Centro de Cultura e Eventos, com a Oficina de Música da UFSM.
No total, serão 38 apresentações artístico-culturais com cerca de 590 integrantes das mais diversas faixas etárias: crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade.
Quatro exposições também poderão ser vistas no campus da universidade: a 25ª Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC, na Galeria de Arte; a exposição fotográfica “Energia e Biodiversidade”, no Hall da Reitoria; a exposição “O Trajo Folclórico dos Açores”, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos; e a exposição de Arte Rupestre e Arqueoastronomia, na Tenda Expositora Itinerante, na praças central da UFSC, a Praça da Cidadania.
A programação completa da SEPEX pode ser acessada no folder do evento
Serviço::
O QUÊ: Programação Artístico-Cultural da 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) na UFSC.
ONDE: No Palco da Sepex, na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, Trindade, Florianópolis, e ouros locais do campus
QUANDO: De 21 a 24 de outubro de 2009, de quarta a sexta-feira, das 9h às 19h, e no sábado, das 9 às 16 horas. Confira na programação outras atrações em horários diferentes.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Durante a Sepex pelo telefone (48) 3721-9915.
FOLDER DA PROGRAMAÇAÕ DA SEPEX: www.sepex.ufsc.br
Fonte: [CW] Departamento Artístico Cultural – DAC / SeCArte / UFSC
Acompanhe a programação do primeiro dia de Sepex:
9h – Solenidade de Abertura da Sepex.
9h30 – Banda de Música do 63º Batalhão de Infantaria – Repertório: músicas populares e dobrados militares. Regência: Tenente Almir dos Santos França
11h30min – Borandá Trio – Amor de Longe. Repertório com ritmos da cultura brasileira. Integrantes: Eva Figueiredo (clarinete e voz), Paulo de Tarso (violão) e Oritan Irê (percussão).
12h30min – Cravo-da-Terra – Flauta, percussão e cordas, com músicos de formação erudita.
Integrantes: Ive Luna (voz, percussão e flautas), Marcelo Mello (violino, viola, percussão e voz), Rodrigo Paiva (percussão, bateria e voz), Pedro Curi (violão e voz) e Mateus Costa contrabaixo, percussão e voz). Projeto 12:30 – Local: Concha Acústica da UFSC.
14h – Banda de Perna-de-Pau – Banda musical da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Itapema, com crianças de escolas da rede municipal de ensino, com pernas-de-pau e instrumentos artesanais de sucata (banda da latinha). Ao final, atividade interativa com escultura de balão (bexiga de borracha). Regente: Antônio Linhares.
15h – Teatro – Quero ser um neurocientista! Peça estilo pantomima, duração de 15 minutos. Conta história de um garoto que deseja se tornar cientista na área da neurociência. Coordenadores: Pedro Paulo Mendes Sbissa e Mariana Lopez (Mestrandos em Psicologia na UFSC).
15h15min – Coral Infanto-juvenil do Colégio de Aplicação da UFSC – Formado por alunos do mesmo (aproximadamente 20 alunos). Repertório: música popular brasileira e músicas Folclóricas. Coordenação: Rafael Gonçalves e Inês Hartt (Professores de música do C.A.).
15h45min – Dança – Com alunos do Colégio de Aplicação da UFSC, projeto coordenado pela professora Vera Pardo. Coreografias: Menina Lua; O Suspense e Já Cresci.
16h15min – Teatro – O nascimento da escrita num mundo de leituras, com crianças do ciclo 1A e da segunda série A do Colégio de Aplicação da UFSC. Projeto “Um caminho diferente para aprender a ler e escrever”, com professores de Educação Geral (Kamila Heffel Farias e Marilei Maria da Silva); Música (Inês Hartt P. L. Fonte e Rafael Martins Gonçalves); Artes Visuais (Marilia de Borba e Elisângela R. de Castro); Teatro (Ricardo C. Búrigo e José Alvin A. da Silveira).
17h – Grupo de Dança Folclórica da 3ª Idade do CDS/UFSC – Coreografias: Aquarela, Florianópolis Ilha da Magia e Tributo à Carmem Miranda. Coordenação: Professora Marize Amorim Lopes.
18h15min – Grupo Musical Nós & Vozes – Com alunos, professor da UFSC e integrantes da comunidade que participam do Coral da UFSC. Inspirado nos antigos “shows” de rádio ao vivo (de auditório), com um apresentador e propagandas (“jingles”) nos intervalos das músicas. Coordenação: Paulo Sol, Direção Geral: maestrina Míriam Moritz.
20h30min – As Luas de Galileu – com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, DAC / SeCArte / UFSC. A Cia. de Teatro Bambolina Andattina (Metateatro) conduz a trama com cenas da vida de Galileu, sua paixão pelo saber e o embate com a Inquisição. O espetáculo acontece dentro e fora do Teatro-Igreja, em meio do público e em cinco espaços cênicos, fazendo uso da arquitetura original do prédio. A regência do coro vocal convidado é da maestrina Miriam Moritz. Assessoria do astrônomo Adolfo Stotz, do Grupo de Estudos em Astronomia. Em celebração ao Ano Internacional da Astronomia. Roteiro e Direção de Carmen Fossari. Local: Teatro – Igrejinha da UFSC.
Show Musical de quinta-feira, dia 22/10, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos
Pelas Veias da Música Latino Americana – Espetáculo da Oficina de Música, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM / RS), que recolhe peças representativas da musicalidade latinoamericana. A Oficina é formada por alunos, professores e técnicos-administrativos de diversos cursos e setores da UFSM. No repertório peças de música popular da Argentina, Uruguai, Chile e Peru.
Instrumentistas: Teclado, Lucas Cattelan; Trompete, Marco Antônio do Amaral; Baixo, Lucas Almeida; Violão, Cristiano Araldi; Percussão, Bira Costa; Batería, Felipe Couto. Cantores: Laíse Mathioni; Daniela Morales; Rafael do Nascimento; César Jabes. Atriz: Angela Rechia. Direção Teatral, Cecilia Herba; Convidada Especial, cantora Ana Negrello. Piano, Arranjos e Direção: Daniel Morales. Local: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos da UFSC, dia 22/10, às 19 horas.
Fonte: [CW] Departamento Artístico Cultural – DAC / SeCArte / UFSC
Leia também: Projeto 12:30 tem programação especial durante a 8ª Sepex