Reportagem do site Cotidiano destaca desenvolvimento de carro de três rodas
Menos rodas, mais eficiência
Por Camila Ribas
De acordo com pesquisa realizada pelo sociólogo André Geraldo Soares, em Florianópolis, mais de 90% dos carros que circulam nas ruas da cidade levam no máximo dois passageiros, gerando os congestionamentos sempre que o horário de pico se aproxima. Pensando nisso, o Laboratório de Inovação em Engenharia Automotiva do Centro de Tecnologia (CTC) está desenvolvendo o projeto de um carro de três rodas, com a lotação de duas pessoas.
O protótipo, que terá cerca de 2,6m de comprimento e 1,20m de largura, representa uma alternativa de redução da ocupação no disputado espaço das vias da cidade, além de economia de energia e menor emissão de poluentes na atmosfera.
Para atingir a velocidade máxima de 100km/h, a alimentação do motor do automóvel poderá ser por combustível ou eletricidade e a bateria irá contar com a contribuição de uma tecnologia que permite o aproveitamento da energia gerada pelos freios e amortecedores.
Tanto o dispositivo de frenagem quanto o de amortecimento geram energia térmica através do atrito, que pode ser aproveitada na recarga da bateria. O sistema já é usado em carros de fórmula 1 e também em ônibus. No caso dos ônibus, por exemplo, só a energia obtida da captação dos amortecedores é suficiente para alimentar 25% da bateria.
Funciona assim: um imã é posicionado dentro do mecanismo do amortecedor, gerando um impulso eletromagnético em uma direção quando o amortecedor oscila para cima e, em seguida, outro impulso na dirreção contrária quando oscila para baixo, gerando uma corrente alternada que pode, então, ser aproveitada no próprio veículo.
Quanto à estrutura, as modificações em relação aos automóveis convencionais foram pensadas no intuito de resolver dois problemas básicos gerados em estruturas de três rodas: a tendência de todo o peso do carro a se deslocar para frente na frenagem e a pequena velocidade nas curvas.
Para resolver o primeiro deles, foram colocadas duas rodas na frente e a terceira atrás. A solução para o problema das curvas surgiu de uma parceria entre alunos do curso de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação. Foi elaborado um sistema de inclinação da estrutura do automóvel, parecido com o que ocorre com as motos.
O mundo sobre três rodas
Apenas algumas universidades do mundo realizaram projetos como o do CTC. Uma delas é a Universidade de FrasereVaroValle, no Canadá. O protótipo do Electric Vehicle with Advanced Regeneration Onboard, o eVaro, é movido integralmente a bateria e chega até 120 km/h. (Veja à esquerda) Já o projeto da Universidade de Bath, na Inglaterra, o Compact Low Emission Vehicle for Urban Transport (Clever), custou cercaCelver de um milhão e meio de libras (pouco mais de 4,3 milhões de reais) e envolveu parcerias com nove indústrias. O Clever possui 20cm a menos de largura que o futuro protótipo da UFSC e alcança uma velocidade máxima 20% menor.
Leia a matéria na íntegra no site do www.cotidiano.ufsc.br
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