Projeto HPV seleciona mulheres entre 12 e 26 anos para teste de vacina multivalente

21/10/2009 10:29

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Centro de Pesquisa Clínica “Projeto HPV”, realiza seleção de mulheres interessadas em receber a vacina multivalente contra o HPV. As candidatas devem ter de 12 a 26 anos, ter recebido as três doses da vacina quadrivalente, não apresentar quadro clínico de HPV, e desejar participar de um estudo e receber gratuitamente a vacina multivalente. A seleção acontece através de entrevista.

Nesta segunda, 28, integrando as atividades do projeto será realizada uma aula aberta com o professor Edison Natal Fedrizzi, sobre atualidades e resultados da vacina, no auditório do HU, às 8h.

O HPV

O HPV é uma doença sexualmente transmissível e está relacionado a mais de 100 tipos de vírus. Os tipos mais comuns são o condiloma genital e o câncer do colo do útero, mas também pode causar câncer anal, de laringe, de faringe, nas cordas vocais, no pênis e em outras áreas do organismo.

A vacina

A vacina quadrivalente contra o câncer de colo de útero, desenvolvida pelo grupo da UFSC em um trabalho colaborativo com 150 centros de pesquisa em 30 países, está no mercado com o nome de Gardasil. Sua eficácia contra quatro tipos de vírus recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 28 de agosto de 2006. A nova fórmula que é colocada em teste nesta campanha amplia a ação do medicamento, agora eficaz contra nove tipos de vírus.

As mulheres selecionadas para participar do estudo além de receber gratuitamente as três doses desta vacina que ainda não está disponível no SUS, também garantem o direito a cinco anos de acompanhamento por médico ginecológico do HU.

Outras informações pelo site www.hu.ufsc.br/projeto_hpv/index.html, pelo e-mail projetohpv@hu.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3233-6798 e 3721-9082 (com Kelli Regina Silva).

Mara Paiva/Jornalista da Agecom