Projeto Cinema, Chá e Cultura completa um ano com programação especial nesta sexta-feira
O projeto Cine, Chá e Cultura completa um ano e promove programação especial nesta sexta-feira, 16 de outubro, a partir de 18h. O filme que será exibido é Hair e a convidada do encontro é Margarida Baird, atriz que atuou em várias produções brasileiras nos anos 60 e 70, fazendo parte da história da dramaturgia brasileira no Teatro Oficina, Teatro de Arena, Teatro Opinião e Ópera do Malandro. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida ocorre a exibição do filme, legendado, em formato DVD.
A convidada
Margarida lecionou na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e também no SESI/SC, recebendo o prêmio de melhor atriz do 1º Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo. Em 1983, por sua atuação no Rio de Janeiro, foi indicada como melhor atriz ao Prêmio Mambembe. Dedicando-se hoje em Florianópolis, entre outras atividades ligadas às artes cênicas e plásticas, à narrativa de histórias, esta carioca “de gestos refinados e fala macia” foi fundadora do Teatro Sim…. Por que Não?!, companhia premiada e reconhecida nos âmbitos nacional e estadual.
Hair
Em 1979, Milos Forman (diretor) e Michael Weller (roteirista) levaram ao cinema a peça Hair, cujo tema era a vida de um grupo de hippies no contexto da guerra do Vietnã. A peça havia estreado off-Broadway em 1967, com textos e canções escritas por James Rado e Gerome Ragni, e música de Galt MacDermott e ganhou o Grammy em 1969 por sua trilha sonora, tornando-se um dos ícones da contracultura e revolução sexual, tendo cerca de 1750 apresentações nos EUA e 1997 na Inglaterra em suas temporadas.
Em 2005 a peça foi encenada em Londres no contexto da Guerra do Golfo, e 2009 foi levada à Broadway, recebendo o Tony Award e o Drama Desk Award. Independentemente das críticas favoráveis ao filme (indicações ao Globo de Ouro e Cesar e premiação no David de Donatello) e desfavoráveis (os autores da peça ainda esperam que ela seja levada para o cinema de maneira mais “fiel”), ele fez tanto sucesso (e sofreu tanta censura) quanto a peça e é obra importante que merece ser (re)vista.
Projeto Cinema, Chá e Cultura
Promovido pela Fundação Cultural Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura completa um ano. É um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (Udesc), Leon de Paula (Udesc), Maria Cecília de M. N. Coelho (USP), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema.
Informações:
Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br
Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br




























