Projeto 12:30 tem programação especial durante a 8ª Sepex
As apresentações da programação do Projeto 12:30 durante a Sepex acontecem de 21 a 23/10, na Concha Acústica da UFSC, sempre às 12h30. Os shows são gratuitos e abertos a toda comunidade.
Quarta-feira, 21/10, às 12h30.
Cravo da Terra
Cravo-da-Terra abre, na quarta-feira, a série de apresentações do Projeto 12:30 na 8ª SEPEX e convida o público para uma viagem pela música brasileira.
O Cravo-da-Terra usa a pesquisa da música tradicional do sul, sudeste e nordeste do Brasil para formar a base de suas composições e a fonte de inspiração para seus arranjos. Seus cinco integrantes utilizam instrumentos de sopro, corda e percussão.
No ano de 2000 o grupo tornou-se conhecido e respeitado por sua particularidade sonora, assim como pela poesia destilada em suas canções. No início, a banda tocava em bares e cafés da cidade de Florianópolis, o que rendeu arranjos preciosos para clássicos da MPB. No ano de 2001 o grupo desenvolveu uma pesquisa com compositores da cidade. Desta pesquisa surgiu um repertório com quatorze músicas, apresentado em auditórios, teatros e bares da cidade. Foi a partir do ano de 2002 que o grupo começou a dedicar-se às suas próprias composições.
O primeiro CD do “Cravo-da-Terra” foi sendo construído sem pressa: cinco anos foi o tempo que separou a formação do grupo e o lançamento do CD. Durante esse tempo, o grupo realizou pesquisas, ensaiou limites e alcançou uma maneira muito particular de fazer música. Neste primeiro disco estão registradas quatorze músicas, entre instrumentais e canções, compostas e arranjadas pelo grupo, que passeiam muito perto da música tradicional brasileira sem, porém, residir dentro dela.
No ano de 2007 a banda começou a trabalhar no segundo CD intitulado “Infinito Som”, lançado em junho de 2008. No “Prêmio Catavento”, o reconhecimento de melhor cantora concedido à Ive Luna pela Rádio Cultura AM, reconhecimento também visto na seleção no Programa Rumos do Itaú Cultural. Saiba mais sobre a banda em www.cravodaterra.com.br
Integrantes:
Ive Luna – Vocal, Flauta Transversal e Percussão.
Mateus Costa – Vocal e Contrabaixo Acústico.
Marcelo Mello – Violino, Viola, Violão e Vocal.
Otávio Rosa – Violão e Vocal.
Rodrigo Paiva – Percussão e Vocal
Quinta-feira, 22/10, 12h30.
Balanço Bruxólico
No show de quinta-feira, a banda Balanço Bruxólico faz a sua apresentação na Concha Acústica da UFSC.
O grupo define a sonoridade de sua música de um modo bem peculiar: trata se de “cyberphunkpsychosurto multisensorial.”. Pra tentar entender essa mistura é preciso conhecer as influências. Balanço Bruxólico é fruto de uma mistura de funk, rock e samba. Nas apresentações, o fruto autoral dessa mistura se une a covers e trabalhos de releitura das principais referências, tais como Chico Science & Nação Zumbi, Tim Maia, Vinicius de Moraes, Red Hot Chili Peppers, Jimi Hendrix e The Clash
Na estrada desde início de 2007, o Balanço vem pouco a pouco conquistando seu espaço no cenário musical catarinense. Com shows em diversas cidades do estado e com participações em importantes festivais da cena atual. Outras informações da banda podem ser encontradas em www.myspace.com/balancobruxolico
Integrantes:
Gabriel Jacomel – Voz
Tuco Parizotto – Baixo e Flauta transversal
Paulo Pabis – Bateria
Henrique Meyer – Guitarra
Sexta-feira, 23/10, às12h30.
Os Skrotes
No último dia de programação especial, Os Strokes trazem seu som instrumental ao palco do Projeto 12:30.
A banda Os Skrotes foi formada no início deste ano. A proposta é aproveitar as influências de cada um de seus integrantes. E nessas refêrencias estão o jazz, reggae, dub, rock e suas vertentes, musica brasileira e latina, misturadas com elementos eletrônicos, psicodelia e enraizados fortemente no Funk setentista.
O resultado disso é um som instrumental pra frente e enérgico como a banda promete mostrar no palco do Projeto 12:30. No repertório: temas de Ramones, Stevie Wonder, Pantera, Tom Jobim, Bob Marley e Beatles juntam-se às primeiras composições dos Skrotes. Arco da véia é uma composição da própria banda e em uma versão gravada ao vivo pode ser conferida no site: www.myspace.com/osskrotes.
Integrantes:
Chico Abreu – baixo elétrico
Igor de Patta – teclados
Guilherme Ledoux – bateria
Projeto 12:30
O Projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.
Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.
Sobre a Sepex:
A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC será realizado este ano de 21 a 24 de outubro, integrada à Semana Nacional de C&T. Como já é tradicional, o grande “circo” da Sepex foi montado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC. Estão previstos 200 estandes para apresentação das atividades da universidade, realização de dezenas de minicursos gratuitos e eventos paralelos, como o 19º Seminário de Iniciação Científica, a I Feira de Inventores-UFSC e uma programação de palestras. Para mais informações acesse o site www.sepex.ufsc.br
Mais informações sobre o Projeto 12h30: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447. Visite também: www.dac.ufsc.br
Fonte: Rodrigo Simões Chagas e Stephanie Pereira – Acadêmicos de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30: DAC: SECARTE: UFSC, com material institucional e da Banda.