Professores e alunos da UFSC lançam o livro Inteligências Múltiplas & Identificação de Perfil

05/10/2009 11:39

Foi lançado em Florianópolis, no dia 1º de outubro, o livro Inteligências Múltiplas & Identificação de Perfil (Editora Pandion; R$ 34,00). Os autores são Rosane de Fatima Antunes Obregon, Ana Lucia A. de O. Zandomeneghi, Tarcisio Vanzin e Vânia Ribas Ulbricht.

A obra discute as mudanças que estão ocorrendo no processo de

ensino-aprendizagem na era da informatização, no qual o tripé educação, comunicação e tecnologia estão se tornando indissociáveis. Os autores ressaltam a necessidade de desenvolvimento de ambientes educacionais virtuais atraentes, onde um determinado assunto possa ser apreendido com suas atividades organizadas, de maneira que proporcionem experiências de aprendizagem inseridas em um contexto com significado cultural.

Para que os ambientes virtuais de aprendizagem possam cumprir seu papel, é preciso considerar que cada pessoa possui um estilo de aprendizagem e de habilidades dominantes que influem na forma de absorção do conhecimento. Algumas pessoas gostam de ver figuras, ler jornais e livros, outras de ouvir discursos e há ainda aquelas que gostam de tocar, mover o corpo e interagir com outras pessoas. Cada estilo de aprendizagem possui características específicas, definido por Howard Gardner (1983) como Inteligências Múltiplas (IM).

Para adequar ambientes hipermidiáticos aos diferentes usuários, o livro Inteligências Múltiplas & Identificação de Perfil apresenta um instrumento para identificação do perfil de usuário através de ícones representativos das Inteligências Múltiplas.

Sobre os autores:

Rosane é graduada em Pedagogia e Especialista em Magistério Superior, mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Ana Lucia, graduada em Psicologia e ergonomista, é mestre e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC. Tarcisio Vanzin é graduado em Engenharia e Arquitetura/Urbanismo com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. É professor nessa instituição nos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design. Atualmente compõe o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC-UFSC. Vânia possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática, especialização em Desenho, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Fez estágio de um ano na École Pratiqué des Hautes Etudes (Paris). Está aposentada pela UFSC desde 2003, porém presta serviço voluntário nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Fonte: Mariana Lapolli / 9914- 2555 / Assessoria de imprensa