Nova tradução da Editora da UFSC resgata ideias originais de Fritz Müller
A Editora da UFSC lançou nesta quinta-feira, 22/10, dentro da programação da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, uma nova tradução do livro Para Darwin (Für Darwin, 1864), escrito por Fritz Müller. Elaborada por Luiz Roberto Fontes, médico legista e biólogo, e por Stefano Hagen, médico veterinário, biólogo e professor, a nova tradução se distingue das outras duas que a antecederam por usar como base a primeira edição do livro, em alemão. A publicação foi viabilizada com apoio financeiro da UFSC, Fapesc e Ministério da Ciência e Tecnologia.
O lançamento fez parte de uma programação especial em homenagem ao naturalista, com a concessão do título de doutor honoris causa post-morten a Fritz Müller e mesa-redonda com especialistas sobre a teoria da evolução e sua relação com a obra do naturalista que viveu em Santa Catarina.
De acordo com os autores, a tradução a partir da edição original pretende recuperar o estilo original da escrita de Fritz Müller, além de alguns conceitos próprios do autor, que foram alterados na segunda edição.
A obra resgata um segmento da história do século XIX, relativo aos primórdios do evolucionismo darwiniano e ao estudioso Fritz Müller, que contribuiu para a consolidação das ideias de Darwin. Na obra Müller destaca que o conteúdo não pretende repetir os argumentos trazidos por Darwin. O objetivo é apontar fatos favoráveis à doutrina da evolução das espécies, apurados no mesmo solo da América do Sul, onde Darwin pesquisou. Fontes e Hagen acrescentaram à tradução do livro três críticas ao Für Darwin, que apareceram logo após sua publicação.
“A tradução resgata para a memória da ciência brasileira o naturalista Fritz Müller, bastante esquecido no cenário científico nacional e mundial, mediante a publicação traduzida de seu único e importante livro, acrescida de resenhas de época, bem como de necrológios da época de sua morte”, explica Luiz Roberto Fontes. Segundo ele, a tradução integral do necrológio feito por Haeckel revela facetas do perfil psíquico desse controverso zoólogo alemão, por muitos considerado um falsário da ciência. “Resgatamos textos de difícil acesso, agora disponíveis ao leitores na íntegra e reunidos na mesma obra”, complementar Fontes.
Ele lembra também que a obra recupera o título original, que nada tem a ver com o título da obra inglesa, e expressa o desejo de Fritz Müller de servir àquele que deu um objetivo concreto ao espírito observador do próprio cientista Fritz Müller, e a quem ele desejava homenagear como um mestre dentre os sábios.
Na visão dos autores, o público-alvo é bastante amplo. A publicação interessa a carcinologistas (que estudam crustáceos); estudiosos da evolução biológica; biólogos em geral; historiadores da ciência brasileira (de todas as formações acadêmicas) e particularmente aos que trabalham com darwinismo.
“Damos a oportunidades de a UFSC oferecer, aos leitores brasileiros interessados no evolucionismo e na história da ciência brasileira, uma obra de interesse geral nesse campo do conhecimento, e que preencherá parte da enorme lacuna existente nas livrarias, que comercializam dezenas de obras sobre Darwin e o darwinismo (algumas de qualidade técnica duvidosa) e raríssimas sobre os evolucionistas brasileiros”, considera Fontes. Ele lembra que nas estantes das livrarias brasileiras inexiste obra sobre Fritz Müller: “Basta entrar em uma loja das grandes redes, solicitar um título sobre Fritz Müller e constatar que eles nada tem a oferecer, e nada sabem informar”.
“Agora dependerá da divulgação e distribuição a ser empreendida pela UFSC. É a contribuição que pudemos oferecer aos estudiosos da história da ciência brasileira e da contribuição brasileira à consolidação do darwinismo e ao resgate do nosso mais expressivo naturalista do século XIX, Fritz Müller”, diz satisfeito o médico legista e biólogo.
A publicação pode ser adquirida nas livrarias da Editora da UFSC, por R$ 32,00. Foi viabilizada com apoio financeiro da UFSC, Fapes e Ministério da Ciência e Tecnologia.
Saiba mais sobre a importância da tradução em depoimento de Luiz Fontes:
“Esclareço que optamos por realizar uma tradução mais fiel ao texto original, adaptando-o ao português e à nomenclatura cientifica atuais, mas, sempre que possível, evitando reescrever o texto (isso foi inevitável para alguns trechos). Foi a nossa opção consciente de tradução, e não uma deficiência dos tradutores e adaptadores da obra. Assim, resgatamos o Fritz Müller histórico, presente nesta primeira edição publicada pela UFSC. A partir desta, futuras edições poderão ser adaptadas para melhor conveniência de leitura; mas o importante para o historiador da ciência é que o Fritz histórico está na primeira edição que publicamos.”
Enfim, lembremos de que, embora no idioma alemão, Fritz Müller escreveu o seu livro no Brasil, quando já não era o alemão da Alemanha, mas o alemão caipira do Brasil, impregnado de novos valores ou, pelo menos, com seus valores humanistas e científicos testados na realidade tropical. É por isso que o projeto que institui, o qual norteou, inspirou e concedeu ânimo a mim e ao Stefano para a realização da presente tradução, denomina-se “Nosso Fritz Müller”.
Nossa tradução é importante por diversos motivos:
1- foi realizada a partir da obra original (1864), portanto, não incorporou os erros presentes na tradução inglesa (1869);
2- incorporou todas as correções e atualizações acrescentadas pelo autor à edição inglesa (portanto, em conteúdo equivale à segunda edição, a de 1869);
3- permitiu resgatar aspectos típicos da redação (forma de se expressar) de Fritz Müller. Claro que os termos científicos anatômicos foram atualizados, ou seriam ininteligíveis
Saiba Mais:
As duas traduções anteriores, da edição inglesa, segunda edição, de 1869:
– Müller, Fritz, 1907-1908. Por Darwin. Kosmos, Rio de Janeiro, 41 pp. [sem paginação; tradução de Cryptus, pseudônimo do zoólogo Alípio de Miranda Ribeiro
– Müller, Fritz, 1990. Fatos e argumentos a favor de Darwin (Für Darwin). Fundação Catarinense de Cultura & Departamento Nacional de Produção Mineral/DNPM, 93 pp. [tradução do zoólogo Hitoshi Nomura]
Serviço:
Obra: Para Darwin (Für Darwin, 1864)
Autores: Luiz Roberto Fontes e Stefano Hagen
Editora da UFSC (EdUFSC)
Páginas; 279
Preço: R$ 32,00
Mais informações na EdUFSC, telefone (48) 3721-9408 e no site www.editora.ufsc.br
Também com os autores: Luiz Fontes (lrfontes@uol.com.br) e Stefano Hagen (hagen@usp.br)
Por Mara Cloraci e Arley Reis / Jornalistas da Agecom
Leia mais sobre a 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC:
-8ª Sepex: Estande incentiva inclusão de deficientes visuais
-8ª Sepex: Estande traz plantas, animais e características da Lagoa do Peri
-Com a presença de parentes, UFSC concede título de Doutor Honoris Causa a Fritz Müller
-Jogos e brincadeiras aproximam visitantes da Sepex ao universo indígena
-Estudos mostram que atividades físicas diminuem sintomas de demência e depressão em idosos
-Minicurso na Sepex analisa Direito e literatura infantil
-Casa Solar é apresentada em estande da Sepex
-Laboratório de Farmacologia alerta para o tratamento de doenças e o uso abusivo de drogas
-1ª Feira do Inventor: estudos sugerem a utilização de próteses feitas com osso de boi
-Educação ambiental tem espaço na Sepex
-Estande da SEPEX apresenta veículos off-road produzidos por alunos
-Estudante de iniciação científica participa de pesquisa para desenvolvimento de bioplásticos
-Proposta de Rodovias Verdes é apresentada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC
-Agência de Comunicação disponibiliza imagens da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na Internet
-8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão tem início nesta quarta-feira
-Ossos de baleias e exposição de fotos de animais são atrações da Sepex
-Labidex proporciona demonstrações experimentais de Física na 8ª SEPEX
-Exposição de Mir Sestrem traz referências da vida de Fritz Müller em SC
-UFSC recebe mostra Ver Ciência
-Nova tradução da EdUFSC resgata ideias originais de Fritz Müller
-Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão recebe espetáculo Pelas Veias da Música Latinoamericana
-Universidade concede título de doutor honoris causa a Fritz Müller nesta quinta-feira
-Campus da UFSC recebe tenda Itinerante de arte rupestre e arqueoastronomia
-Feira do Inventor traz objetos que aumentam a comodidade e a segurança dos usuários
-Mostra Planet.move exibe dez filmes sobre questões ambientais
-Comissão organizadora divulga orientações para montagem de estandes na Sepex
-Estudo verifica relação entre obesidade infantil e estado nutricional dos pais
-UFSC entra na era dos Planetários Digitais
-Tema ´Ciência para todos` integra UFSC e comunidade na 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão