Estandes da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC apresentam estudos do naturalista Fritz Müller
Em 1852, o naturalista Johann Fritz Theodor Müller, ao 30 anos, partiu da Alemanha para o Brasil. Encantado pelas descrições do compatriota Hermann Blumenau, se instalou no estado de Santa Catarina e desenvolveu pesquisas com a fauna e flora, contribuindo para afirmação das teorias de Charles Darwin sobre a origem das espécies. Parte do enorme legado de Fritz Müller para a ciência poderá ser conhecido na 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir de quarta-feira.
Dois estandes organizados pelo Laboratório de Abelhas Nativas da UFSC apresentarão materiais desenvolvidos com base nos estudos de Müller. Entre eles, cinco gavetas didáticas e quatro painéis interativos. O espaço terá ainda um painel sobre plantas nativas e seus polinizadores da região de Santa Catarina e outro sobre crustáceos.
Poderão ser visualizados pequenos animais que foram observados e estudados pelo naturalista alemão. São abelhas, borboletas, besouros, formigas, moscas e uma espécie de camarão. Com o tamanho de um grão de gergelim, o camarão-semente foi minuciosamente estudado por Müller e descrito por ele com o nome de Elpidium bromeliarum.
As bromélias, habitat deste pequeno crustáceo, também foram objetos de pesquisa do cientista. Fritz Müller descreveu um inseto que se desenvolve nestas plantas, o Phylloicus bromeliarum, e uma perereca denominada por ele como Hylodes, hoje conhecida por Flectonotus. A partir do material é possível aprender como estes animais se relacionam com as bromélias e sobre a rica diversidade de espécies da mata atlântica e do ambiente marinho.
Um dos mais importantes estudos de Fritz Müller pode ser conhecido em outra gaveta expositiva. O Mimetismo Mülleriano foi desenvolvido a partir da observação de diferentes espécies de borboletas que tinham gosto ruim e que adquiriram padrões de desenho e cores muito parecidas (mimetismo). Dessa forma, os pássaros predadores percebiam, por sua aparência, que determinadas borboletas não eram interessantes para alimentação. O gosto ruim provém de substâncias tóxicas produzidas durante a fase de lagarta e que continuam no organismo na fase de borboleta adulta.
Os visitantes poderão ainda “testar” os conhecimentos em um jogo didático e observar animais vivos, como o caranguejo maria-farinha e a barata-da-praia, também estudados pelo naturalista. O estande terá ainda bichos-pau e besouros, utilizados em projetos de pesquisa e extensão pela equipe do Laboratório de Abelhas Nativas.
Parte do material que será apresentado nos estandes 73 e 74, na área de educação, é fruto do trabalho dos professores Margherita Barracco, Mário Steindel, Alberto Lindner e Josefina Steiner, do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, que tiveram aprovado junto à Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) um projeto educativo para divulgação do legado de Fritz Müller. Depois da Sepex, as gavetas e painéis farão parte de uma mostra itinerante, em escolas da região da Grande Florianópolis.
Mais informações com Josefina Steiner: 48 3721-6509 (steiner@mbox1.ufsc.br ) e Margherita Barracco: 48 3721-8951/ (barracco@mbox1.ufsc.br)
8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC
Com o tema Ciência para todos, a UFSC realiza de 21 a 24 de outubro a oitava edição de sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). Integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento faz do campus universitário um grande palco para demonstração das ações da universidade.
Este ano poderão ser visitados mais de 200 estandes com trabalhos nas áreas de comunicação, cultura, educação, meio ambiente, saúde e tecnologia. Serão também oferecidos no período quase 300 minicursos gratuitos.
Entre os eventos paralelos estão o 19º Seminário de Iniciação Científica da UFSC, a I Feira do Inventor e as mostras Ver Ciência (documentários da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) e Planet.move (mostra de filmes sobre meio ambiente e globalização).
O objetivo é mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Comissão organizadora da Sepex: sepex@reitoria.ufsc.br | (48) 3721-9915
Leia mais sobre a 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC:
-8ª Sepex: Estande incentiva inclusão de deficientes visuais
-8ª Sepex: Estande traz plantas, animais e características da Lagoa do Peri
-Com a presença de parentes, UFSC concede título de Doutor Honoris Causa a Fritz Müller
-Jogos e brincadeiras aproximam visitantes da Sepex ao universo indígena
-Estudos mostram que atividades físicas diminuem sintomas de demência e depressão em idosos
-Minicurso na Sepex analisa Direito e literatura infantil
-Casa Solar é apresentada em estande da Sepex
-Laboratório de Farmacologia alerta para o tratamento de doenças e o uso abusivo de drogas
-1ª Feira do Inventor: estudos sugerem a utilização de próteses feitas com osso de boi
-Educação ambiental tem espaço na Sepex
-Estande da SEPEX apresenta veículos off-road produzidos por alunos
-Estudante de iniciação científica participa de pesquisa para desenvolvimento de bioplásticos
-Proposta de Rodovias Verdes é apresentada na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC
-Agência de Comunicação disponibiliza imagens da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão na Internet
-8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão tem início nesta quarta-feira
-Ossos de baleias e exposição de fotos de animais são atrações da Sepex
-Labidex proporciona demonstrações experimentais de Física na 8ª SEPEX
-Exposição de Mir Sestrem traz referências da vida de Fritz Müller em SC
-UFSC recebe mostra Ver Ciência
-Nova tradução da EdUFSC resgata ideias originais de Fritz Müller
-Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão recebe espetáculo Pelas Veias da Música Latinoamericana
-Universidade concede título de doutor honoris causa a Fritz Müller nesta quinta-feira
-Campus da UFSC recebe tenda Itinerante de arte rupestre e arqueoastronomia
-Feira do Inventor traz objetos que aumentam a comodidade e a segurança dos usuários
-Mostra Planet.move exibe dez filmes sobre questões ambientais
-Comissão organizadora divulga orientações para montagem de estandes na Sepex
-Estudo verifica relação entre obesidade infantil e estado nutricional dos pais
-UFSC entra na era dos Planetários Digitais
-Tema ´Ciência para todos` integra UFSC e comunidade na 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão