Encontro debate Rede Nacional de Pesquisa para a Prevenção a Desastres Naturais

07/10/2009 18:48

Representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil vão elaborar uma chamada pública nacional para projetos que previnam ou minimizem os efeitos de enchentes e outros fenômenos meteorológicos. A primeira reunião de trabalho para discutir o montante a ser disponibilizado para os estudos e outros detalhes ocorre nesta quinta-feira (8/10), das 8h30min às 17h30min, no Centreventos Renato Archer, em Florianópolis.

Também devem participar do encontro pró-reitores de universidades públicas que conduzem pesquisas e membros do Grupo Técnico Científico (GTC) Prevenção a Desastres Naturais. A coordenação geral do GTC cabe ao professor Diomário Queiroz, presidente da instituição que promove o evento, a Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

Com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Finep(Financiadora de Estudos e Projetos), nós queremos formar uma Rede Nacional de Pesquisa para a Prevenção a Desastres Naturais, explica o Dr. Zenório Piana, Diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc e um dos coordenadores técnicos do GTC.

Ele expôs a idéia de criação de uma rede na última reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, em agosto.

A proposta de torná-la nacional partiu do MCT, que acenou com R$30 milhões para financiar os melhores projetos. Esse total pode variar em função das necessidades das fundações, assunto que será debatido durante todo o dia 8.

O encontro das FAPs ocorre no Centreventos recém inaugurado, no sexto andar do prédio do Celta, km 1 da SC 401.

Informações adicionais: Zenório Piana, telefones (48) 3215-1227, e-mail piana@fapesc.sc.gov.br.

Fonte: Fapesc