Cultura, jornalismo e informação na TV UFSC
Cultura na Universidade é sempre tema no programa `Auditório`. Destaque é o show do grupo `Pouca Vogal`, formado por ex-integrantes das bandas `Engenheiros do Hawaii` e `Cidadão Quem`. Confira também a reportagem com um dos maiores estudiosos do santo sudário, José Humberto Resende. Esta sexta-feira (9/10), às 19h30.
`Sessão Cinema` abre a semana com um novo momento da história da 7ª Arte: o Expressionismo Alemão. Movimento estético reúne artes plásticas, literatura e arquitetura. Contraria o realismo e a verossimilhança. `O gabinete do Doutor Caligari`, de Robert Weine, vai ao ar terça-feira (13/10), às 11 horas e quarta-feira (14/10), às 20h30. Realizado em 1919, é pioneiro do gênero de terror. Introduz imagens, temas, personagens e expressões essenciais para a composição de outras obras como `Drácula` de Tod Browning e `Frankenstein`, de James Whale.
Atualização sobre temas universitários e do dia-a-dia é no programa `Cotidiano`. Acompanhe nesta terça e sexta-feira (13/10 e 16/10), às 20 horas, reportagens sobre a criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Convergência Digital e também as condições dos recursos hídricos de Santa Catarina. Não perca ainda as últimas informações do Vestibular 2010 da UFSC e o quadro `Entenda o Cotidiano` com a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Em seguida, Mayara Vieira conversa com a professora Marta Vanelli sobre os problemas e desafios da educação brasileira e a Conferência Nacional de Educação, cuja etapa estadual é realizada na Universidade de 13 a 15 de outubro. O `UFSC Entrevista` vai ao ar logo após o `Cotidiano`.
O programa `Primeiro Plano` exibe documentário sobre o dançarino Jaime Arôxa quinta-feira (15/10), às 20 horas. Na continuação, `Tome Ciência`, programa produzido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), discute inovação e novas ações neste aspecto. O `Justiça do Trabalho na TV` fala sobre sociedade e democracia. Vai ao ar terça e quinta-feira (13/10 e 15/10), às 19h30.
Para fechar a programação da semana, confira ainda os documentários produzidos com o apoio cultural do Itaú. `Aristocrata Clube` conta a história do primeiro clube negro do Brasil, criado em São Paulo, capital. `Trilogia do Corpo segundo um Cidadão Qualquer` mostra diferentes pontos de vista sobre o corpo, sobretudo artísticas. Imperdível. Vai ao ar quarta e sexta-feira (14/10 e 16/10), às 21h30. Ao `Aristocrata Clube` assista terça e quinta-feira (13/10 e 15/10), às 21h30.
E se você perdeu a programação à noite, tem a oportunidade de assisti-la de manhã a partir das 10 horas. Não esqueça, acompanhe tudo no canal 15 da NET. Programação completa no site www.tv.ufsc.br.
Andressa Braun
(DRT 01999-JP/SC)
Tel.: (48) 3952 1921/3952 1909