Começa seleção dos projetos de prevenção a desastres naturais

05/10/2009 18:54

Não faltam idéias para minimizar os efeitos de enchentes e outros fenômenos meteorológicos. Em menos de um mês, foram apresentadas 33 propostas à Chamada Pública que vai disponibilizar R$2 milhões para apoiar programas e projetos relacionados à prevenção de desastres naturais em Santa Catarina. Os melhores serão selecionados por especialistas indicados pela Fundação e Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

“Eles farão o ranqueamento das prioridades, conforme o Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Riscos de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí”, explica o Prof. Fernando de Aquino, consultor técnico da Fapesc. Ele também integra o Grupo Técnico Científico (GTC) Prevenção a Desastres Naturais, criado em dezembro passado, na esteira das chuvas que alagaram várias regiões catarinenses.

A avaliação dos projetos será realizada por uma Comissão Científica designada pela Diretoria da Fapesc e do GTC, apoiada por consultores de reconhecida competência e com título de doutor. Os critérios de análise estão disponíveis online ( www.fapesc.sc.gov.br/arquivos/22092009cp_gtc102009.pdf).

Os resultados devem sair em outubro, tanto na página da Fapesc quanto no Diário Oficial do Estado. Os contratos para o repasse do dinheiro serão firmados no dia 3 de novembro.

Articulando esforços

Santa Catarina é atingida constantemente por eventos climáticos extremos, de chuvas intensas que provocam inundações a secas, geadas, granizo, neve, deslizamentos e até tornados. Quando os eventos são catastróficos, entram em ação a Defesa Civil Estadual e outras entidades dedicadas a resgates, mas é difícil coordenar suas atuações diante da urgência de alguns casos. Mais do que atender as emergências, o GTC quer articular esforços e, na medida do possível, prevenir as piores conseqüências dos desastres naturais.

Participam deste grupo 19 instituições, entre elas a Secretaria de Articulação Nacional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Instituto Nacional de Metereologia, o Ministério das Cidades e o Serviço Geológico do Brasil. A coordenação geral do GTC cabe ao Prof. Diomário Queiroz, presidente da Fapesc.

Informações adicionais: Jornalista Heloisa Dallanhol, telefones (48) 3215-1208/ 8418-1180, heloisa@fapesc.sc.gov.br.