Ciência para todos: minicursos do CFH discutem temas como obesidade e futuro profissional
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) propõe a discussão de temas variados em 50 minicursos oferecidos durante a 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), entre os dias 21 e 24 de outubro.
A oficina ´Aposenta-Ação` dará orientações sobre como planejar uma nova etapa de vida a quem está prestes a se aposentar ou já é aposentado. O participante poderá conhecer novas opções do que fazer com seu tempo livre. Serão abordadas questões relativas ao trabalho, saúde, finanças, lazer e aspectos sociais e familiares.
Voltado para alunos de Direito, Filosofia e Sociologia, ´O Constitucionalismo e as Revoluções: uma análise dos textos políticos das Revoluções Americana e Francesa` debaterá as principais características do Constitucionalismo em textos de Madison, Jefferson, Marat, Saint-Just, Robespierre e Condorcet.
O que é obesidade? A influência dos padrões de beleza na origem da doença; aspectos psicológicos da pessoa obesa; implicações físicas, psicológicas e sociais, e a metodologia do tratamento cognitivo-comportamental serão assuntos tratados por ´Terapia cognitivo-comportamental para o tratamento da obesidade`.
As políticas públicas de saúde também terão espaço na Sepex. ´Sistema Único de Saúde (SUS): história e problematizações sobre saúde. E eu com isso?` fará um histórico da saúde pública no Brasil e discutirá a formação, o trabalho e a participação social dos profissionais de saúde. Em uma perspectiva das ciências humanas, será abordado o sentido do que é saúde e corpo, a partir de uma breve análise sobre a normalidade e a patologia, o Estado e a participação social. Seguindo a linha, ´Uma análise histórico-crítica das políticas públicas de saúde` vai propor uma análise crítica das políticas sanitárias ocidentais, passando pela biopolítica de Michel Foucault.
´O indígena no Sul do Brasil: do histórico ao contemporâneo, da aldeia à sala de aula` fará uma retrospectiva de como se deu o contato das tribos Guarani, Kaingang e Xokleng, Xetá e Charrua com os não-indígenas e como é a convivência atual com pessoas que vivem na mesma região. A partir de noções de identidade, memória e etnicidade, analisa documentos históricos e mostra como aplicar a temática em sala de aula.
Para jovens preocupados com o futuro profissional, há diversas opções: ´Conversando sobre as dúvidas da escolha profissional com estudantes universitários`, será um momento para compartilhar as dúvidas em relação à escolha profissional e refletir sobre conflitos e ansiedades. ´Qualificação profissional e mercado de trabalho: ter um diploma basta?`, propõe pensar sobre os sentidos atribuídos à qualificação profissional frente à atual crise econômica e precarização do trabalho, através de dinâmicas de grupo e discussões de textos voltados para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.
Com o título ´Estou chegando ao fim do curso universitário, o que fazer agora? A importância de planejar a carreira em tempos de mudança`, o minicurso auxiliará o acadêmico a organizar seu plano de carreira e a se preparar para o mundo do trabalho. Também falará sobre as transformações do mercado e as novas exigências de perfil do trabalhador.
A arte do yoga será apresentada por dois minicursos. ´Yoga e a neurociência: evidências científicas de uma técnica milenar para promoção da saúde` passa noções básicas sobre a fisiologia do sistema nervoso autônomo, responsável pela regulação do funcionamento dos órgãos vitais e mostra como a respiração profunda e a mentalização consciente alteram a fisiologia orgânica. Também traz as aplicações da respiração profunda para balanceamento energético e ásanas ou posturas integrativas para criação de eutonia muscular.
Atividades como planejamento, organização, memória de trabalho e atenção fazem parte do cérebro executivo. Para que possam funcionar corretamente, a educação cerebral é importante. ´Yoga e meditação para educação do cérebro executivo: minicurso teórico` demonstrará estudos sobre a atividade regular de meditação e yoga para a melhoria das funções executivas. Estas práticas possibilitam que a pessoa gerencie e module as emoções e processos cognitivos com melhora de saúde e bem-estar.
Um espaço para discutir a relação entre sexualidades e políticas reivindicatórias estará aberto em ´Sexualidade e política: reflexões sobre o movimento LGBT`. Serão analisadas a história e as conquistas do Movimento LGBT brasileiro e internacional, os desafios atuais e questões sobre categorias de identidade, de reconhecimento e de cidadania.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.sepex.ufsc.br.
Veja a lista completa de minicursos divididos por setor na matéria Ciência para todos: abertas na UFSC inscrições para 280 minicursos gratuitos.
Por Tifany Ródio / Bolsista de Jornalismo na Agecom