Centro de Filosofia e Ciências Humanas discute saúde e educação indígena
O Núcleo de Estudos sobre Populações Indígenas (NEPI) da UFSC realiza na quinta-feira, 8/10, a mesa-redonda ´Infância, saúde e educação indígena: reflexões a partir dos Maxakali (MG)`. O encontro acontece a partir de 18h30min, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Uma das convidadas é a antropólogo Micol Brazzabeni, da Universidade de Lisboa, que vai abordar o tema ´Procurando escola fora da escola: o caso etnográfico da escola indígena maxakali`. Participa também Myriam Alvares (PUC/MG), que vai falar sobre ´A criança: autonomia e mediação na construção da pessoa maxakali`. A debatedora é a professora Antonella Tassinari, do Departamento de Antropologia da UFSC.
Micol Brazzabeni é doutora pela Università degli Studi di Firenze e
pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Entre 2004 e 2005 desenvolveu pesquisa de campo entre os Maxakali, que resultou em sua tese de doutorado, publicada com o título La Scuola di Carta. Em sua apresentação tratará do processo de implantação da escola indígena maxakali e de formação de professores.
Os Maxakali, grupo etiquetado como ´verdadeiramente indígena` e por isso distante da sociedade majoritária, exprimem uma heterodoxia escolar que põe em discussão teorias, práticas, representações, relações e conhecimentos veiculados pela escola e através dela. Sugere que os professores e os alunos maxakali sejam vistos enquanto elementos dissidentes e críticos em relação às propostas educativas do Estado brasileiro.
Myriam Alvarez é professora da PUC/MG, pesquisadora do NUTI e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. Sua apresentação discutirá a circulação das crianças e o sistema oficial de saúde Maxakali, abordando a presença de crianças indígenas na Casa do Índio em Belo Horizonte, sob os cuidados dos funcionários da FUNASA. Pretende refletir sobre as implicações da relação entre as novas práticas do sistema oficial de saúde e as concepções tradicionais sobre a construção da pessoa – a ênfase dada à autonomia da pessoa e à mediação das crianças entre os vários níveis da sociabilidade e da cosmologia.
Mais informações com a professora Antonella Tassinari (antonell@cfh.ufsc.br)